Friday, April 02, 2010

Radar



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eleições

Ricupero verde
O ex-ministro Rubens Ricupero integrou-se à campanha de Marina Silva. Está assessorando-a em política internacional e deverá participar da equipe que fará o programa de governo do PV.

Arquivo/AE

Estou fora
A propósito, José Sarney Filho, integrante histórico
da cúpula do PV, afastou-se da linha de frente
da campanha de Marina Silva.

De longe
Zequinha Sarney: divergências
com a turma da Marina

Lula queria Meirelles vice
Lula tentou nos últimos meses enfiar Henrique Meirelles pela goela do PMDB, mas o partido fechou questão em torno de Michel Temer, que vai compor a chapa com Dilma Rousseff. O pragmático PMDB deixou claro que só aceitaria Meirelles se achasse que José Serra estivesse com a eleição ganha. Nesse cenário, aí, sim, ofereceriam graciosamente a Vice-Presidência ao presidente do Banco Central.

Brasil

Uma perereca no caminho do PAC
A maior obra do PAC no Rio de Janeiro continua emperrada por causa de uma espécie de perereca. Há seis meses, a construção de um trecho das pistas que vão ligar o Porto de Itaguaí à cidade de Itaboraí está paralisada porque ameaçaria de extinção esse animal, segundo o Instituto Chico Mendes. Uma nova proposta de preservação das pererecas foi encaminhada na semana passada pelo governo Sérgio Cabral. Elas viveriam em um túnel ao lado da estrada.

Economia

A primeira loja a gente nunca esquece
A Valisère, um dos maiores fabricantes de lingerie do Brasil, vai entrar no varejo. Tem planos para inaugurar 300 lojas em cinco anos, entre franquias e estabelecimentos próprios. A primeira abre as portas em junho, em São Paulo.

Briga de gigantes
O BTG Pactual trabalha assessorando Richard Klien na disputa que o empresário carioca empreende contra o Opportunity, de Daniel Dantas. Klien e Dantas brigam pelo controle da Santos Brasil, um gigante que detém a concessão do maior terminal de contêineres da América do Sul, no Porto de Santos, entre outras operações.

Tasso versus Coca
Azedaram definitivamente as relações entre a Coca-Cola e Tasso Jereissati, sócios da Norsa, a principal engarrafadora de refrigerantes do Nordeste. As desavenças coincidiram com a entrada de Xiemar Zarazúa, presidente da Coca no Brasil, e de dois executivos da matriz no conselho de administração da Norsa. A briga que já começou no Brasil deve agora ter desdobramentos na Justiça americana.

Um carro, dois preços
Se você se encantou com o City, o último modelo que a Honda lançou no Brasil, vai pagar 53 000 reais nas concessionárias para comprá-lo. Beleza. Mas bom mesmo é para os mexicanos: lá, o mesmíssimo carro, fabricado em São Paulo e exportado para o México, é vendido pelo equivalente a 26 000 reais. Essa diferença, resultado de um acordo automotivo entre os dois países que elimina impostos, tem nome e sobrenome: custo Brasil.

Vinho

Tintim
Está acontecendo uma movimentação inédita na viticultura nacional. A Miolo, a maior fabricante brasileira de vinhos, transferiu boa parte de sua produção do Vale dos Vinhedos, a mais tradicional região da viticultura do país, para a Campanha Gaúcha. Lá, perto da fronteira com o Uruguai, vai produzir dois de seus vinhos mais vendidos, o Miolo Seleção e o Reserva.

Copa 2014

Nas asas da TAM...
Ricardo Teixeira está negociando com a TAM o envio de um Airbus para transportar a seleção entre uma cidade e outra na Copa da África. Inicialmente, o time de Dunga viajaria entre as cidades em companhias locais. Mas Teixeira está preocupado com possíveis gargalos na logística da Copa da África.

...e da Gol
A propósito, assim como a TAM é a transportadora oficial da seleção brasileira, a Gol fará o mesmo com os paraguaios. Um dos Boeings 767 que faziam voos internacionais da Varig foi fretado para transportar a seleção do Paraguai.

Livros

Germano Luders

Um outro "filho do Brasil"
No livro de memórias que lança no fim do ano pela Record, Maílson da Nóbrega revela uma trajetória digna de um "filho do Brasil", epíteto hoje grudado em Lula. Maílson vem de uma família nordestina pobre. Seu pai, vendedor de caldo de cana na Paraíba, teve dez filhos – todos com nomes começando pela letra "M". O menino Maílson foi para a cidade de Cajazeiras (PB) sem o 2o grau completo, tornou-se escriturário do Banco do Brasil, estudou e virou ministro da Fazenda. Seu filho, Marcio, hoje é um bem-sucedido funcionário da Microsoft em Seattle.

Memórias
Maílson da Nóbrega: de menino pobre
a ministro da Fazenda

Show business

Woodstock sustentável
Já tem data e local a reedição de Woodstock. Quarenta e um anos depois, o festival será revivido nos dias 7, 8 e 9 de outubro numa fazenda em Itu, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo. A venda de ingressos pela internet começa em maio. Desta vez, além de paz e amor, o festival será envelopado com o apelo da sustentabilidade.

Música

A praga do "rebolation"
A intragável Rebolation, do grupo baiano Parangolé, alcançou 75 000 downloads para celulares desde o Carnaval até quinta-feira passada. Garantiu, assim, o primeiro lugar na lista das músicas mais baixadas no período.

Divulgação

Um clássico da Xuxa
O Ecad, órgão responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais, fechou o seu primeiro ranking de músicas mais tocadas em casas de festas Brasil afora. Chegou à conclusão de que a quase cinquentona Xuxa continua tão obrigatória nas festinhas quanto as velas do bolo da criançada. Em primeiro lugar no ranking, claro, Parabéns pra Você. Logo em seguida, porém, aparece Parabéns da Xuxa – aquela do "(...) parabéns, / parabéns, / hoje é o seu dia, / que dia mais feliz (...)" –, lançada nos anos 80.

Parabéns
Xuxa: ainda reinando duas décadas depois

.

O general do "cara"

Sergio Llima/Folha Imasgem/Folha Press
Carona
Lula: promoções frequentes para o seu chefe de segurança


Causou desconforto na cúpula militar a promoção do chefe de segurança de Lula, Gonçalves Dias, ao posto de general de divisão na quarta-feira passada. Sem ter comandado um pelotão sequer durante os últimos sete anos, Gonçalves Dias subiu duas posições na hierarquia da caserna: de coronel em 2003, ascendeu a general de brigada em 2006, para assumir agora o novo posto.

Com Paulo Celso Pereira. Colaboraram Ricardo Brito e Thiago Prad

Blog Archive