Saturday, May 29, 2010

VEJA Recomenda e Os mais vendidos


LIVROS

O HOMEM MAIS PROCURADO, de John Le Carré
(tradução de Marcelo Schild; Record; 350 páginas; 52,90 reais)

Maurizio Cambarini/Corbis/Latinstock
LIVRO
John Le Carré: mestre da espionagem e da ambiguidade moral

• Membro do serviço secreto britânico durante a Guerra Fria, John le Carré, 78 anos, compôs romances que definiram o período, como O Espião que Saiu do Frio. Como outros escritores de espionagem, ele teve de buscar novos temas após o colapso do império comunista, como as maquinações de uma multinacional farmacêutica em O Jardineiro Fiel. Já O Homem Mais Procurado centra-se no tema mais óbvio para um autor do gênero hoje: o terrorismo. Mas não há obviedade no modo como Le Carré aborda o assunto. Trata-se, afinal, de um desses raros autores de best-sellers que conseguem carregar seus livros com zonas de sombra e ambiguidade moral. Issa, o protagonista, é meio russo, meio checheno, talvez um muçulmano, e com possíveis ligações com o terrorismo islâmico. No início do livro, ele aparece em Hamburgo, na Alemanha, depois de fugir de prisões na Rússia e na Turquia, onde foi torturado. Com acesso a uma rica conta bancária – cujos fundos têm origem duvidosa –, Issa cai no radar do agente alemão Günther Bachmann. É uma trama tensa, cheia de desvãos e dúvidas, que Le Carré maneja com sua costumeira e inigualável habilidade.

ANIMAQ – ALMANAQUE DOS DESENHOS ANIMADOS
(de Paulo Gustavo Pereira; Matrix; 320 páginas; 45 reais)

• Tendo já lançado o Almanaque dos Seriados (Ediouro), o jornalista Paulo Gustavo Pereira, editor da revista Sci-Fi News, completa agora uma nova etapa em sua missão de enciclopedista: relacionar e comentar todas as animações já exibidas na TV brasileira, tanto nos canais abertos como nos pagos, ou disponíveis em DVD. A tarefa é colossal, mas a dedicação de Pereira também o é. Começando com a faceira Betty Boop, o volume organiza as atrações por década e oferece informações detalhadas sobre cada uma delas – desde o período de produção e dados sobre os criadores até circunstâncias históricas e anedotas de bastidores. No verbete dedicado a Os Simpsons, por exemplo, narra como seu criador, Matt Groening, concebeu a série às pressas, quinze minutos antes de uma reunião com um produtor, ao constatar que a proposta que originalmente apresentaria teria resultado ruim. Apesar de concentrar tanta informação, Animaq é sempre uma leitura leve, graças ao estilo bem-humorado do autor e ao seu faro para curiosidades.


DVD

UMA AVENTURA NA ÁFRICA
(The African Queen, Estados Unidos/Inglaterra, 1951. Paramount)

Everett Collection/Grupo Keystone
DVD
Uma Aventura na África: o calor natural de Bogart e Katharine

• No início da década de 50, quando filmagens em locações autênticas eram uma raridade, o diretor John Huston enfiou dois superastros do período, Humphrey Bogart e Katharine Hepburn, na quente, úmida e infestada de mosquitos porção leste da África, por semanas a fio – e tirou deles desempenhos tão cheios de calor natural e simpatia espontânea que, passadas seis décadas, o filme é ainda hoje um marco do naturalismo. Bogart é Charlie Allnut, capitão de uma modesta e muito decrépita lancha a vapor, a African Queen, com a qual viaja entre lugarejos no interior do continente. Katharine é Rose, uma missionária solteirona que tem de fugir de uma aldeia na selva destruída pelos alemães – a I Guerra acabou de começar. Charlie e Rose não poderiam ser mais diferentes entre si: ele é rude, ela é pudica; ele é ignorante, ela é instruída. Mas ambos têm um amor verdadeiro pela aventura. Assim, enquanto descem juntos o rio na lancha, enfrentando de corredeiras a problemas mecânicos, desenvolverão sentimentos muito genuínos também um pelo outro – e, de quebra, mostrarão aos alemães do que são capazes dois ingleses determinados.

DISCOS

HEAD FIRST, Goldfrapp (Emi)

Divulgação
DISCO
Allison Goldfrapp: música eletrônica na medida certa

• Depois de flertar com a música folk em Seventh Tree, o duo Goldfrapp, formado pela vocalista Allison Goldfrapp e pelo tecladista Will Gregory, retoma as sonoridades eletrônicas em Head First. Sábia decisão. Ainda que o CD anterior tenha resultado em uma audição agradável, é em meio aos teclados e às programações que o Goldfrapp mostra seu melhor. O novo trabalho está na medida certa: 38 minutos e nove faixas, com um repertório que alterna canções para as pistas com baladas românticas e rende homenagem ao pop e à música eletrônica dos anos 80 – especialmente aquela feita pelo produtor Giorgio Moroder (que trabalhou com Donna Summer e compôs o tema do filme Flashdance), pelo grupo Abba e pela cantora Olivia Newton-John (cujo hitPhysical, aliás, foi regravado pelo Goldfrapp anos atrás). Rocket, faixa de abertura de Head First, poderia figurar nos discos de qualquer um desses artistas. Esse clima trash-chique está presente até nos clipes da banda: Alive, um dos singles, ganhou um vídeo repleto de vampiros e zumbis de araque.

RAW POWER: Edição especial, Iggy Pop (Sony Music)

Neal Preston/Corbis/Latinstock
DISCO
Iggy Pop: precursor do punk – e mais brutal que ele

• Lançado em 1973, Raw Power, do cantor americano Iggy Pop e sua banda, The Stooges, foi um dos precursores do punk rock. O disco trazia elementos que mais tarde seriam banalizados por artistas do gênero: vocais urrados, riffs de guitarra distorcidos (cortesia do guitarrista James Williamson, que fazia sua estreia na banda) e letras transbordantes de desespero e caos. Raw Power foi também a primeira colaboração de Pop com seu admirador David Bowie, que levou o cantor para sua empresa e produziu o disco. (Mais tarde, Iggy Pop, dizendo ter odiado o som do álbum, lançaria sua própria – e inferior – versão de Raw Power.) Esta nova edição é imperdível
por dois motivos. Primeiro, trata-se da mixagem de Bowie, que estava fora de catálogo, e que era disputada a tapa pelos fãs que caíram na conversa de Iggy Pop e se desfizeram do CD original. Segundo, ela traz um disco bônus, com faixas ao vivo e sobras das gravações. Passados 37 anos de seu lançamento, Raw Power não perdeu o impacto: faixas como Search & Destroy ePenetration continuam vivas e brutais.

OS MAIS VENDIDOS

Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

[A|B#]
A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Saraiva; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Saraiva; Fortaleza: Laselva, Saraiva; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Saraiva; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Saraiva; Navegantes: Laselva; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Cultura, Fnac, Livrarias Porto, Saraiva; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Saraiva; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Travessa; Salvador: Saraiva; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Saraiva; Santos: Saraiva; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva; Sorocaba: Saraiva; Vila Velha: Saraiva; Vitória: Laselva, Leitura; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Submarino.

Blog Archive