Saturday, May 29, 2010

Carta ao Leitor


Uma Copa interativa

Vitale, Júlio César e Altman
No estúdio em Milão, onde o goleiro foi filmado defendendo os pênaltis que você vai cobrar

Esta revista que você tem em mãos é a primeira edição interativa de VEJA. Ela oferece o tradicional conteúdo impresso para ler e ver, mas traz também sinais gráficos como o estampado aqui, na capa e na página 91. Esse selo é a chave que abre as portas para uma série de atividades interativas na internet. Para aproveitá-las, é preciso ter um computadorcom conexão de internet e, idealmente, uma webcam. Depois basta entrar no site de VEJA.com, clicar neste símbolo e apontar a capa da revista para a webcam. Alternativamente, pode-se navegar direto para o endereço www.veja.com/capa. Mesmo quem não dispuser de webcam poderá usar versões de alguns dos programas interativos.

Tendo Júlio César, goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, como mestre de cerimônias, você dará um mergulho digital e interativo no mundo de sensações da Copa da África do Sul. Júlio César vai defender suas cobranças de pênalti, em que as chances de acerto foram calibradas de acordo com as mais completas e recentes estatísticas colhidas por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel. Se preferir, o programa permite que você tenha seu dia de camisa 1 e defenda os pênaltis. Sopre no microfone do seu computador e simule o som das insuportáveis cornetas plásticas, as "vuvuzelas", da torcida sul-africana. Vista os diversos uniformes históricos da seleção brasileira, tire uma foto sua com cada camisa e passeie pela galeria dos craques do passado assistindo a vídeos em que eles contam histórias das Copas.

Neste número de VEJA, você recebe também um guia impresso completo para acompanhar a seleção brasileira – que estreia no próximo dia 15, terça-feira, em Johannesburgo – e avaliar a força dos nossos adversários nos gramados sul-africanos. Esta edição interativa começou a ser produzida no ano passado. Houve alta tensão antes da sessão de fotos, feitas pelo experiente Paulo Vitale, e da gravação das cobranças de pênalti com o goleiro Júlio César em um estúdio de Milão, onde ele defende a equipe da Internazionale, campeã da Europa. "Estava tudo acertado quando soubemos que o Júlio César batera sua Lamborghini e o acidente o deixara com o rosto machucado e inchado", conta Fábio Altman, editor de Especiais de VEJA e responsável pela edição interativa. "Adiamos as filmagens por quatro dias e contratamos um maquiador de cinema que retocou o rosto do nosso craque sob as traves." Foi um golaço.

Blog Archive