Reportagem: Os segredos das pesquisas
16/04/2010 06:42 Por Fernando Mello e Mirella D'Elia Arres Ésoj do BDSP não é candidato à Presidência neste ano, mas aparece em um dos questionários apresentados em uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto Vox Populi, em janeiro, segundo documentos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na verdade, o candidato de nome estranho é José Serra (PSDB) de forma invertida. A campanha eleitoral de 2010 mal começou, mas as últimas semanas foram recheadas de detalhes "curiosos" das metodologias das pesquisas eleitorais. De acordo com o Vox Populi, o nome do tucano apareceu ao contrário por causa de "problemas técnicos no programa de conversão para PDF". A deficiência técnica, garante o Vox Populi, foi sanada na hora de botar a pesquisa na rua. "No formulário que foi utilizado na pesquisa de campo todos os nomes estão legíveis." Teoricamente, os dados entregues à Justiça são exatamente os utilizados pelos entrevistadores. Em pesquisas eleitorais, detalhes são fundamentais e a ordem dos fatores altera o produto final. Por exemplo: a sequência de perguntas ou a forma como elas são elaboradas levam a resultados diferentes. Questionar sobre a popularidade de um candidato à reeleição antes de perguntar a intenção de voto pode alterar o patamar atingido por ele. "Diferentes métodos de colher os dados provocam debates entre os especialistas e podem dar resultados diferentes. Diferenças acontecem e podem ser relevantes. Há detalhes em questionários que podem ser inseridos propositalmente para alterar resultados. Isso não é regra, mas ocorre", diz o cientista político Alberto Carlos de Almeida, autor de Erros nas Pesquisas Eleitorais e de Opinião e A Cabeça do Eleitor. "Nos EUA se faz muito média das pesquisas, que é uma maneira de diluir o erro." Em um questionário do Instituto Mapear, o eleitor se depara, em uma primeira pergunta, com as opções de voto em Dilma Rousseff, José Serra, Ciro Gomes e Marina Silva. Em outra questão, as opções apresentadas são Serra, Ciro Gomes, Marina Silva ou "Dilma, a candidata do Lula", como mostra a figura abaixo: Cláudio Gama, do Mapear, diz que a pesquisa foi feita por conta própria e a intenção era medir o grau de transferência de votos de Lula. O instituto divulgou um alerta de que, em toda divulgação, a questão que apresenta Dilma como candidata de Lula deveria ser considerada como uma pesquisa de tendência, "nunca sendo divulgada isoladamente". "Nós construímos a hipótese de que a Dilma não era conhecida e não havia associação a Lula. O ponto central era o desconhecimento do nome. Nossa hipótese é de que, diferentemente de outras eleições, neste ano haveria uma forte possibilidade de transmissão de voto do presidente para sua candidata", afirma Gama. Segundo ele, na Baixada Fluminense, quando se apresenta Dilma como candidata de Lula, a ex-ministra chega a ter o dobro das intenções de votos. "Fizemos essa pesquisa por conta própria porque era uma questão interessante a se verificar. Não trabalhamos para o PT nem PSDB nesse nem naquele momento." Tucanos e petistas bateram boca nesta semana sobre os diferentes resultados de institutos diversos. Outros dados entregues pelo Vox Populi ao TSE mostraram que os pesquisadores repetiram o itinerário (incluindo ruas, casas e endereços dos entrevistados) em duas sondagens, feitas em abril e janeiro. Em ambos os casos, Dilma Rousseff apareceu em ascensão (no mais recente, tecnicamente empatada com Serra). O instituto negou ter repetido o itinerário. Segundo especialistas, ao voltar aos mesmos lugares a pesquisa pode ter resultado viciado. Institutos como o Datafolha preferem variar os municípios e/ou os endereços pesquisados. Em outro caso, o instituto Sensus indicou como contratante de uma pesquisa um sindicato que, na realidade, não encomendou o levantamento. O próprio Sensus reconheceu que os dados entregues ao TSE estavam errados e indicou que o real contratante era o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo. O Sintrapav tem cerca de 4.500 filiados, trabalhadores de empreiteiras de obras públicas e privadas. Filiado à Força Sindical, do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho, que integra a base de apoio do governo federal, o sindicato estima ter receita anual entre 1 milhão e 1,2 milhão de reais. Isso significa que o pagamento da pesquisa correspondeu a cerca de 10% do orçamento anual. O Sintraprav está realmente interessado na disputa eleitoral deste ano. Ao custo de mais 50.000 reais, contratou outro levantamento da Sensus para saber a intenção de votos para presidente, governador e senador. Ocorre que o sindicato de São Paulo pagou por um levantamento feito apenas em municípios do Rio de Janeiro. Leia mais: Sensus desafia TSE e barra entrada de cientista político do PSDB Justiça Eleitoral não pode assumir o papel de fiscal de pesquisas Qual sua opinião a respeito da confiabilidade de pesquisas eleitorais? Comente: Precisamos tomar muito cuidado com pesquisas eleitorais. Pesquisas são ótimas para tomarmos decisões de compra de "produtos". Pesquisas eleitorais ao contrário, como conseguem divulgação maciça pela midia, mesmo erradas, fazem a divulgação de intenções que vão favorecer exatamente o pessoal mais ignorante que vota no que "vai vencer". Precisa ter consciencia e encontrarmos novos meios de divulgar estas informações. Deus que me perdoe mas parece a década de 1970. Enviado por ricardo dias pelin (16/04/2010) Diretora da Folha da Província de São Paulo declarou que a mídia assumiu o papel das oposições (DEMO/PSDB/PPS) , que estão fragilizadas (por que fragilizadas? Pelo festival de corrupção em que seus integrantes andam metidos, vide roubalheira no Metrô paulista, no Rodoanel, mensalão do PSDB mineiro, mensalão do Beto Richa, mensalão do Demo Arruda, roubalheira e assassinato político no governo de Yeda Crusius etc etc etc?). Portanto, nem criança pode confiar na pesquisa do datafolha, a única que viu Serra crescendo. Ora, até na geografia Serra sobe com extrema dificuldade, mas desce que é uma beleza. A Folha já perdeu toda a sua credibilidade e está quebrada, agora seus dirigentes decidiram rifar a credibilidade do datafolha. Podem pegar quanto dinheiro público quiserem com o Serra, que o Ministério Público de SP e merda dá no mesmo, mas para a população vocês se acabaram. Vendam essa porra enquanto tem algum valor, é o melhor conselho que alguém pode dar aos dirigentes da Folha e do datafolha. CCB Enviado por Carlos Calixto Bellegardt (16/04/2010) Dependendo do interesse no resultado das eleições a pesquisa pode ser viciada. Enviado por Lucio Velloso Domingues (16/04/2010) Nunca votei, pensando em pesquisas, porque nunca acreditei nelas. O caso mais notório de que me lembro foi a "virada" espetacular da Luisa Erundina em São Paulo. Ela subiu "milagrosamente" uns 20 pontos em 2 dias +/-. É de matar de rir! Pesquisa é uma coisa séria, mas a manipulação e a "compra" dos resultados encomendados faz a felicidade dos institutos! Só um idiota para acreditar na isenção. Dentro dos partidos ficam guardadas as verdadeiras pesquisas, e eles agem de acordo com elas. Se um candidato começar a falar demais que a festa está ganha, de acordo com a pesquisa tal, pode saber que é o contrário que está acontecendo. É só medir pelo desespero que o partido que está atrás, começa a tomar em suas atitudes! É fácil saber quem está na frente, a natureza humana delata na hora! Enviado por Francisco (16/04/2010) Acredito que a validade das pesquisas deve estar ligada ao interesse jornalistico das mesmas, isto é, são validas quando solicitadas por orgãos sérios e independentes da imprensa. Essas encomendadas por sindicatos e outros ligados aos partidos não deveriam nem ser divulgadas porque estão mais para fraudes, como bem demonstra essa atitude da Sensus, do que para uma atividade séria e honesta. Enviado por Percy Celso Batista (16/04/2010) As pesquisas , no BRAIL, na minha opinião tão somente reforçam o cabedal de absurdos que deformam e ilegitimam o nosso funesto e malandro processo eleitoral. Enviado por AULERINO MARQUES DE SOUZA(16/04/2010) Estão todos comprados.É uma vergonha. Enviado por afonso s Souza (16/04/2010) E uma vergonha as pesquisas tudo pago, e uma vergonha o curral que o lula monta para discursa so entra quem eles querem. Que absurdo juntao as pessoas nos bairros e botao numa especie de mangueira ecomeça esse louco a falar tudo que é besteira e ainda é aplaudido pela corja de ministros, pobre pais. libio. Enviado por libio céspedes. (16/04/2010) Por que não houve comentário sobre os 9% do DataFolha? Como um leigo, não entendo o silêncio dos senhores. Até que ponto o DataFolha não faz parte também de um partido político? Enviado por Joel Carlos (16/04/2010) eu nunca confiei muito em pesquisas, mas devo reconhecer que já fui influenciada por elas... Mas sempre achei que os métodos são duvidosos assim como a quantidade de entrevistados, sempre muito baixa na minha opinião, o que nem sempre reflete a opinião de mais 190 milhões de pessoas... Enviado por Gal Buitoni (16/04/2010) Quando for a favor do Serra é boa, quando for contra é ruim. Enviado por eduardo (16/04/2010) Não concordo com pesquisa eleitoral, acho que elas são feitas de maneira leviana.. Em um país com mais de 180 milhões de habitantes, como pode, de um apanhado de 1500 ou 2000 entrevistados representar o todo... nunca fui pesquisado por ninguém.. essa é a minha pesquisa no estado de São Paulo. Serra 35% Ciro 15% Dilma 12% Marina Silva 12% não sabem 10 Brancos e nulos 16% não conhece os candidatos 0% Enviado por José Alves Lopes (16/04/2010) Acho que é uma roubalheira só, um absurdo aquele pesquisa em que a candidata aparece como do Lula. pesquisa no Brasil hoje em dia é uma vergonha. Enviado por Luciana (16/04/2010) Este filme já vi no passado quando o saldoso Brisola questionva as pesquisas de intensão de voto quando dava o Fernandinho de Collor na liderança que acabou por culminar na sua vitoria, sendo que realente as pesquisas são tendenciosa para beneficiar deternado candidato que está afinado com grupos políticos mesquinhos, depravados etc, as pesquisas são enconmendas pelos sindicatos seja patronal ou de trabalhadores a única verdade são encomendadas para centralizar ou polarizar as eleições em dois candidatos, o correto seria não haver pesquisas para que todos candidatos pudesse entrar no pleio em igual condição de concorrência. Enviado por heleovam (16/04/2010) Infelizmente, depende de "a que ou a quem" deseja servir o Instituto que as faz .Depende muito de sua seriedade! O povo honesto, íntegro e trabalhador, que se dane! E viva a Dilma Rousseff! Consagre-se o Sr Lula da Silva! A "democracia" de Hugo Chaves deve ser maravilhosa! Enviado por Ivone Müller (16/04/2010) Fica claro que há "pesquisas e pesquisas". Cabe ao eleitor verificar a credibilidade e confiabilidade de cada uma. Mas no final das contas, a pesquisa deveria ser um dos últimos recursos utilizados pelos eleitores para a escolha do seu candidato. A sua biagrafia deveria ser o mais importante. Nada de votar em quem está na frente, mas em quem realmente acreditamos e confiamos. Enviado por ALEXANDRE RIBEIRO (16/04/2010) Não acredito em pesquisas. Elas são manipuladas conforme a reportagem. A eleição deste ano será marcada pela utilização da máquina pública pelo PT e sindicatos. Eles não são e nuca serão a favor da democracia. Enviado por Leandro (16/04/2010) O que se esperar de um partido que se destruiu no poder.... o Lula é o Edir Macedo do PT Enviado por João Fernando (16/04/2010) As pesquisas da Vox Populi e da Sensus estão direcionadas e viciadas, só confio no Datafolha e no IBOPE. Enviado por Odivar Meneghetti (16/04/2010) As pesquisas da Vox Populi e da Mapear já mostraram que são tendenciosas. Quem pagar mais leva vantagem. Enviado por Ruy Colamarino (16/04/2010) Primeiro: uso o bom senso ao ler pesquisas; seg, não confio em pesquisas encomendadas por sindicatos... Enviado por Sheila Raquel (16/04/2010)Segredos e métodos capciosos marcam pesquisas eleitorais de 2010
COMENTÁRIOS
Total de comentários: 21
pesquisa eleitoral
Datafolha é fraude
pesquisas eleitorais
Pesquisas
Pesquisas Eleitorais
PESQUISAS - OPINIÃO
pesquisas eleitorais
pesquisas.
Pesquisas
pesquisas
boa coisa
Pesquisas eleitorais
Home » Brasil / Notícia TAMANHO DO TEXTO Eleições 2010 Segredos e métodos capciosos marcam pesquisas eleitorais de 2010 16 de abril de 2010
metodologia de pesquisa
Confiabilidade de pesquisas eleitorais.
PESQUISAS ELEITORAIS
Pesquisas eleitorais
isto é uma vergonha
pesquisas eleitorais
Pesquisas eleitoreiras
Pesquisas