Saturday, April 24, 2010

Radar Lauro Jardim

Radar


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Governo

A saúde de Alencar
Os exames a que José Alencar se submeteu na quinta-feira em São Paulo constataram que o seu tumor regrediu novamente. É a quarta redução em um ano.

Juros

Ed Ferreira/AE

Nervos de aço
Meirelles: o mercado prevê
juros em alta na campanha.
Lula vai aceitar?

A prova de fogo não é agora
Parece inevitável nas avaliações de mercado que o BC deHenrique Meirelles suba os juros entre 0,75 e 1 ponto porcentual na próxima semana. Vai ser a chiadeira de sempre. Mas a amargura já foi contabilizada politicamente por Lula. Duro será metabolizar as decisões de subida de juros, também dadas como inevitáveis, a ser tomadas nas duas reuniões do Copom,
marcadas para 31 de agosto e 20 de outubro. A primeira será realizada quando o primeiro turno estiver pegando fogo. A outra, entre o primeiro e o segundo turnos. Se assim for e Dilma estiver na corda bamba, Lula estará sendo submetido à derradeira prova de fogo de seu compromisso, mantido intacto por 7 anos e meio, com a independência do Banco Central. A tentação de fazer um agrado populista e segurar os juros será grande.

Eleições

Um baiano em Minas
Duda Mendonça almoçou com Hélio Costa na quarta-feira. Foi convidado para ser o marqueteiro de Costa em sua campanha para o governo de Minas Gerais. Duda deve fazer também a campanha de Fernando Pimentel ao Senado, se a candidatura do petista for mesmo confirmada.

Aposta na mágoa cearense
O PSDB aposta na mágoa dos cearenses para conseguir dividendos eleitorais num dos estados em que Lula é mais popular. O cálculo é o mesmo que os petistas fizeram tempos atrás em relação a Minas Gerais, cogitando a possibilidade de os mineiros descarregarem seus votos em Dilma Rousseff pelo fato de Aécio Neves ter sido preterido em favor de José Serra. Agora, os tucanos acham que o eleitor do Ceará poderá dar voto a Serra para revidar a atitude do PT de tirar Ciro Gomes da corrida.

O mundo www de Dilma
Os marqueteiros de Dilma Rousseff registraram vinte domínios para páginas eletrônicas que poderão servir à petista. Tem de tudo. De dilmaroussef.com.br (assim mesmo, com um "f" só) e verdadesobredilma.com.br a amigasdadilma.com.br. Há também aqueles endereços destinados a grudar as imagens de criador e criatura, como dilmalula.com.br e dilmaelula.com.br. Todos esses domínios ainda estão desativados.

Brasil

O Haiti é aqui
Em março, dezesseis haitianos (incluindo duas crianças) que entraram ilegalmente no Brasil após o terremoto de janeiro foram detidos pela PF em Mato Grosso do Sul. A Defensoria Pública da União entrou com uma ação pedindo que eles sejam considerados imigrantes. Enquanto aguarda o fim do processo, o grupo vive num albergue junto com mendigos em Campo Grande. Sem um tostão no bolso.

Congresso

O inferno do crack
Duas frentes parlamentares de combate ao crack foram criadas quase ao mesmo tempo. A primeira delas, de iniciativa do deputado Fábio Faria, reúne deputados e senadores. Começa a funcionar no dia 5 e tratará o crack como uma epidemia. A outra, integrada somente por deputados, será instalada mais à frente. O.k., o assunto é (mais do que) relevante, mas duas frentes parlamentares para debater o mesmo assunto é desperdício de energia.

Economia

Petróleo na África
A petroleira brasileira HRT Oil & Gás, que aqui é dona de 21 blocos na Bacia do Solimões, na Amazônia, está chegando à África. Comprou a Labrea, que detém dois blocos exploratórios em águas profundas na Namíbia, a nova fronteira do petróleo no continente.

Bancos

Briga pelo crédito consignado
Surgiu um novo lance na disputa entre o Banco do Brasil e os bancos pequenos e médios pelo mercado de crédito consignado. Até pouco tempo atrás, funcionava assim: os pequenos concediam os empréstimos e, quando ultrapassavam um determinado limite, o BB cobria – um negócio, aliás, em que os dois ganhavam. Há dois meses, os principais bancos que operam com o consignado viram a torneira do BB se fechar para eles.

Propaganda

Divulgação

Aliança
Olivetto e a logomarca da nova agência:
namoro de nove meses?

União sacramentada
Deve ser anunciado já no início da semana o casamento de Washington Olivetto com a McCann Erickson, que vai resultar na WMcCann.


Temer, o fiel da balança

Hélvio Romero/AE

Para vários grandes empresários, Michel Temer, o candidato a vice de Dilma Rousseff, poderia ser uma garantia para conter o radicalismo de um eventual terceiro governo petista. Não pelo cargo em si – afinal, um vice-presidente manda menos em um governo do que a primeira-dama. Mas por representar o PMDB, que deverá sair das urnas de outubro como o maior partido do Congresso. É com o perfil mais conservador dos peemedebistas na Câmara e no Senado que tais empresários contam para erguer um contraponto ao PT.

Equilíbrio
Temer: para-raios contra o radicalismo petista?

Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Ricardo Brito

Blog Archive