Saturday, March 13, 2010

Um tirano de piada


Uma cena de Adolf Hitler em A Queda! vira pretexto para
centenas de paródias na internet. Os alvos vão de Lula ao iPad


Bruno Meier

VEJA TAMBÉM

Em 2004, o filme A Queda! - Os Últimos Dias de Hitler provocou sensação: fazia quase cinco décadas que uma produção alemã não se detinha sobre a figura do ditador nazista. Centrado sobre os doze dias que antecederam o suicídio de Hitler, em abril de 1945, o filme tem passagens memoráveis - como aquela em que o führer se dá conta da derrota iminente e explode em fúria contra seus quatro generais. A cena é, até hoje, uma campeã de audiência no YouTube - mas em versões diferentes da original. Centenas de versões, aliás: como qualquer usuário pode pôr no site o que bem entender, brincalhões se aproveitam da ira assombrosa de Hitler e de sua prosódia caricata (mérito do estupendo ator suíço Bruno Ganz), fazem suas próprias legendas e satirizam assim todo e qualquer tópico que esteja em voga. Nessas paródias, o tirano já se enfureceu com a final do Campeonato Brasileiro, com os mistérios do seriado Lost e com nomes conhecidos da política, do esporte e da música. No sucesso do momento, o objeto de seu ódio é o iPad. Ansioso por um produto revolucionário, Hitler se exalta quando recebe de seus assessores a notícia de que o recém-lançado tablet da Apple não funciona como telefone, não permite fotografar e não visualiza sites com o sistema Flash. O alemão Oliver Hirschbiegel, diretor de A Queda!, se diverte cada vez que recebe a indicação para assistir a mais um vídeo - ao todo, ele contabiliza 150 versões. "Às vezes, as legendas são tão engraçadas que rio alto da cena que eu mesmo dirigi. Não há elogio maior que esse para um cineasta", diz Hirschbiegel, que elege a fúria de Hitler com a morte de Michael Jackson às vésperas da turnê do cantor como sua paródia favorita. ("Eu paguei 1 000 euros pelo ingresso!", espumeja o ditador.)

Nem todas as sátiras de A Queda!, contudo, são levadas na brincadeira. Uma paródia sobre o trânsito em Tel-Aviv, por exemplo, mostra Hitler esbravejando que os inspetores da cidade israelense não têm "um pingo de humanidade" e são "piores que a SS". Choveram reclamações, e o secretário-geral da organização que representa os sobreviventes do holocausto requisitou formalmente ao YouTube que o vídeo fosse retirado do site - pedido aceito. "Os próprios usuários assinalam com bandeiras os vídeos impróprios. Nós os revemos, e, sempre que um deles viola as diretrizes do site, é imediatamente removido", diz Ricardo Blanco, gerente de comunicação do YouTube para a América Latina. No que depender de A Queda!, trabalho é que não vai faltar.

Fotos divulgação

TÁBULA RASA
A cena do destempero de Adolf Hitler em A Queda! se presta a qualquer tipo de paródia, como provam as centenas delas existentes no YouTube. A seguir, quatro das mais divertidas:

iPAD
Na sátira, Hitler se enfurece ao ser informado por seus generais de que o iPad, o tão aguardado tablet da Apple, de Steve Jobs, se revelou uma frustração e nem sequer funciona como telefone

Assista ao vídeo



MICHAEL JACKSON
Hitler fica possesso ao descobrir que o cantor americano morreu, e ele não poderá finalmente ver o moonwalk ao vivo

Assista ao vídeo

Joel Ryan/AP


Leonardo Carvalho/Folha Imagem

LULA
O ditador assume o papel de presidente do Brasil e fica fora de si ao saber que descobriram seus gastos pessoais com o cartão corporativo para a compra de bebidas

Assista ao vídeo



BARACK OBAMA
É um campeão dessas paródias. Numa delas, Hitler se irrita com sua premiação com o Nobel da Paz. Noutra, Hitler é o próprio Obama - que se choca ao saber que muitos o consideram mentiroso

Assista ao vídeo

Koichi Kamoshida/AFP


JOSÉ SARNEY
Hitler transforma-se no senador José Sarney e descobre as manifestações do povo contra as acusações de atos secretos e nepotismo em plena crise que assolou seu mandato no ano passado.

Assista ao vídeo



CHIP
Hitler pede o chip para Pedro:

Assista ao vídeo



FUTEBOL
No papel de técnico de futebol, Hitler descobre que Cristiano Ronaldo, ‘’o melhor jogador do planeta’’, será transferido para o Real Madrid.

Assista ao vídeo



GAMES
Hitler é informado que a sua conta no Xbox Live, serviço de jogos on-line, é encerrada - 3.930.232 de visualizações (desde junho 2007)

Assista ao vídeo



MERCADO IMOBILIÁRIO
Hitler é um investidor na época do estouro da bolha imobiliária, nos EUA

Assista ao vídeo



ROUBO
Hitler descobre que seu carro foi roubado

Assista ao vídeo

Blog Archive