Friday, February 12, 2010

Veja Recomenda e Os mais vendidos

VEJA Recomenda

DISCOS

Divulgação
DISCO
Juliana D’Agostini: ela foi modelo para pagar as aulas de piano


CHOPIN, LISZT,
Juliana D’Agostini (Hub)

Juliana D’Agostini é uma pianista de 23 anos que tem se apresentado com regularidade nos espaços de música erudita em São Paulo. O repertório de seu disco de estreia é dedicado ao húngaro Liszt e ao polonês Chopin, compositores do período romântico e cuja execução requer técnica e sensibilidade, qualidades que não faltam a Juliana. Suas versões ainda não se comparam às de intérpretes mais calejados, como a portuguesa Maria João Pires (cujo Chopin é primoroso) ou o norueguês Leif Ove Andsnes (expert em Liszt). Mas ela encanta pela maneira com que supera fraseados complicados .- no caso de Liszt - e pela suavidade de seu toque. E pensar que Juliana trabalhou como modelo fotográfico para poder bancar seus estudos de piano.

Divulgação
DISCO
A dupla inglesa Massive Attack: pancadas lúgubres


HELIGOLAND,
Massive Attack (EMI)

O Massive Attack é um dos criadores do trip hop, estilo que usa batidas eletrônicas inspiradas no hip hop e lhes dá um andamento vagaroso e embriagado. A receita rendeu singles comoUnfinished Sympathy, que até hoje bate ponto nas pistas de dança. O grupo inglês surgiu como um trio, mas atualmente está reduzido aos músicos e produtores Robert Del Naja e Neil Davidge. As mudanças na formação não alteraram sua sonoridade. Heligoland, o primeiro CD do grupo em sete anos, reforça as pancadas lúgubres que lhe deram fama. Como nos discos anteriores, o Massive Attack conta com bons convidados: o músico de reggae Horace Andy, que já colaborou com o grupo antes, canta Girl I Love. E também aparecem no disco o cantor Damon Albarn (emSaturday Comes Slow) e a veterana do trip hop Martina-Topley Bird (em Babel).


TANTAS MARÉS, Edu Lobo (Biscoito Fino)

O cantor, compositor e instrumentista Edu Lobo grava pouco - seu último disco foi Meia Noite, de 1995. Mas, quando o faz, apresenta músicas de grande beleza, com harmonias e melodias que passam longe da banalidade e ótimas letras. Tantas Marés segue o padrão Lobo de qualidade. Impedido de compor ao violão por causa de um acidente, Edu Lobo apresentou apenas seis músicas inéditas, com letras de Paulo César Pinheiro. Ao lado destas, o disco traz novas versões para parcerias com Chico Buarque e o poeta Cacaso. O músico recrutou colaboradores de alta patente, como o pianista e arranjador Cristovão Bastos, o oboísta e maestro Carlos Eduardo Prazeres (autor do belo solo em Qualquer Caminho) e a cantora Monica Salmaso, que em A Primeira Cantiga aparece num registro mais quente e emotivo que o habitual.

LIVRO

SAMBA DE ENREDO - HISTÓRIA E ARTE, de Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas (Civilização Brasileira; 238 páginas; 34,90 reais)

Um gênero épico: é assim que o historiador Luiz Antonio Simas e o escritor Alberto Mussa descrevem o samba de enredo nesta bem escrita e documentada história. Trata-se, afinal, de canções que exaltam a nacionalidade (a União das Escolas de Samba, criada em 1934, alinhou-se logo às políticas nacionalistas de Getúlio Vargas). Entusiastas do samba, Mussa e Simas examinam a evolução histórica e artística do gênero - e acusam sua decadência a partir dos anos 90, quando a aceleração dos desfiles e da bateria conduziu ao "desvario rítmico". Bom de ler, Samba de Enredo serve também como obra de referência para os apreciadores de música popular: traz uma lista dos sambas-enredo do Carnaval carioca, ano a ano, apanhados curtos da trajetória das principais escolas de samba e biografias breves de compositores como Didi e Silas de Oliveira.

CINEMA

Divulgação
CINEMA
Woody Harrelson em O Mensageiro: batalha travada em casa


O MENSAGEIRO
(The Messenger, Estados Unidos, 2009. Estreia no país na próxima sexta-feira)

Ferido em combate, o sargento Will Montgomery (Ben Foster) não pode retornar ao Iraque. É, então, designado para uma função de honra: notificar os parentes de soldados mortos de sua perda, em dupla com outro oficial, o capitão Tony Stone (Woody Harrelson), mais experiente no intrincado protocolo que a tarefa exige. O aspecto mais surpreendente do drama dirigido pelo estreante Oren Moverman é demonstrar que essa missão, tida como "de paz", é toda uma outra guerra, tão dura quanto a que se enfrenta em um campo de batalha. A qualquer hora do dia ou da noite, Will e Tony são chamados para localizar pessoas que temem justamente isso - uma dupla de oficiais em traje formal batendo à sua porta - e colher reações agressivas, desesperadas ou indiferentes, mas sempre impossíveis de prever ou de atenuar. O roteiro preciso, do qual Moverman é coautor, recebeu uma merecida indicação ao Oscar, assim como Harrelson, nomeado na categoria de ator coadjuvante. Como nem toda justiça é completa, Foster não foi contemplado, embora sua atuação controlada, repleta de um sofrimento que ele indica sem ostentar, seja o pivô deste bom filme.

DVD

Divulgação
DVD
Na Teia do Destino: combinação perfeita de melodrama e noir


NA TEIA DO DESTINO
(The Reckless Moment, Estados Unidos, 1949. Versátil)

Um encontro furtivo desanda, e a filha adolescente da respeitável Lucia Harper (Joan Bennett) provoca, sem querer, a morte de seu amante mau-caráter. Lucia oculta o cadáver e pensa ter se desfeito de todas as provas. Está enganada: não só o cadáver é encontrado, como logo um tipo escuso, Martin Donnelly (James Mason), está controlando sua vida e exigindo pagamento para não entregar à polícia as cartas que a menina escreveu ao morto. O diretor alemão Max Ophüls, que se radicara nos Estados Unidos em 1941, era um mestre do melodrama e do noir. Aqui ele combina os gêneros com fluidez numa história que, entre outros rumos inesperados, leva a ciosa Lucia a ter sentimentos impensáveis pelo desonesto - e, ao final, tristíssimo - chantagista, numa das atuações mais eficazes da carreira de Mason.


Os mais vendidos

Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

[A|B#]
A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino

Blog Archive