Tuesday, January 20, 2009

Miriam leitão Blog Vendas da indústria reafirmam que crise chegou cedo

Queda em novembro

Vendas da indústria reafirmam que crise chegou cedo

A indústria brasileira sofreu uma queda de quase 10% nas vendas de novembro frente outubro, divulgou hoje a CNI. Isso significa que a crise chegou ao país de forma muito mais rápida do que se imaginava.

Isso porque a indústria produz basicamente para o comércio. E se já houve redução nas vendas em novembro, significa que no mês de outubro o comércio varejista já havia sofrido uma retração tanto nas vendas quanto nas expectativas.

De acordo com o economista Antônio Madeira, da MCM Consultores, como o comércio estava muito estocado, a opção diante do agravamento da crise financeira internacional foi fazer menos pedidos à indústria.

- É um processo doloroso quando se deixa um ritmo de crescimento de 5% para menos da metade. Todos estavam muito estocados, e isso significa menos pedidos e menos produção. Com menos receita a solução é cortar custos o que quer dizer redução de salários, férias coletivas e demissões - explicou.

A boa notícia, segundo Madeira, é que como a indústria vinha investindo muito, houve também uma redução na capacidade instalada do país. Como não teremos risco de falta de oferta, é menos uma preocupação para o BC e mais um motivo para corte de juros na reunião que termina amanhã.

Blogged with the Flock Browser

Blog Archive