Wednesday, October 17, 2012

Sem contraindicação - ZUENIR VENTURA



O GLOBO - 17/10

Um dos ensinamentos do "Guia para uma vida saudável" que o dr. Cláudio Domênico está lançando esta semana é que em matéria de cuidados com a saúde o ser humano é muito pouco racional: sabe o que lhe faz mal, mas nem sempre sabe como evitar. Há exemplos inclusive entre os médicos: "Pneumologistas que fumam, cardiologistas sedentários ou endocrinologistas obesos." Daí a importância da medicina comportamental, que se interessa pelas motivações, ou seja, pelo que leva uma pessoa a agir dessa ou de outra maneira. O autor conta que nas consultas - "A parte mais nobre de meu trabalho" - ele pergunta até sobre o que parece não ter nada a ver com as queixas do paciente: se gosta de ler, se tem saído com os amigos, qual o seu hobby, como usa o lazer, como gasta o tempo. A alguém que precisa se exercitar, o seu conselho é escolher o exercício que lhe dá mais prazer. "Não importa se andar de bicicleta, jogar tênis, vôlei, dançar ou remar; o fundamental é que a atividade lhe faça feliz." De outro que chega desmotivado, Domênico se informa para ver se há algum indício de depressão. "Na verdade, quero entender mais sobre o seu tesão pela vida." Segundo ele, o caminho para melhorar a qualidade de vida é a mudança de hábitos e de comportamento.

O Guia é o resultado de 30 anos de clínica transmitido como se o leitor fosse um paciente. Tudo em linguagem palatável de quem está mais preocupado com o doente do que com a doença, que aposta no organismo mais do que nos remédios, enfim, quem prefere prevenir do que remediar. O livro mostra como levar uma vida saudável sem morrer de tédio; como perder peso sem perder a alegria; como estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. "Tento transmitir que o grande aprendizado é a busca do equilíbrio", explica Domenico. Excesso faz mal à saúde. Em demasia, até o bem pode fazer mal, como o vinho.
-----------
Os tintos - de uva tannat, merlot e cabernet sauvignon - elevam o colesterol bom, rejuvenescem as artérias, protegem o coração, desde que ingeridos em baixas doses: 150ml para mulheres e 225ml para homens por dia. O perigo é achar que, se uma taça faz bem, uma garrafa fará muito mais. "Moderação é a palavra de ordem." Em resumo: "Te cuida" é uma leitura saudável que não tem contraindicação.

A última de Alice, a rebelde, que ontem fez três anos. O pai lhe diz: "Não adianta, você tem duas opções: 1ª, você veste o uniforme do colégio; 2ª, você veste o uniforme do colégio. Qual das duas você prefere?"

Resposta: "A terceira."

Blog Archive