Radar
Eleições E o DEM? Divórcio nas bodas de prata Estilo trator Duda em Minas Dilema para Patrus O braço direito Brasil Onde está Royal? Escutas no parlatório Economia Para inglês ver Tecnologia Só no fim do ano A briga pelo tablet Para o iPhone 4 falta pouco Copa do Mundo Ronaldinho? Só pagando ...dividem-se quanto a Kaká... ...e levantam a bola de Robinho Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Ricardo Brito
Lauro Jardim
ljardim@abril.com.brAndre Dusek/AE Puro-sangue
Tasso e Guerra: o fim da novela do vice
O vice do Serra
No início da semana, José Serra bate o martelo sobre o seu companheiro de chapa. É quase certo que seja mesmo Sérgio Guerra, presidente do PSDB, com uma pequena chance de que a escolha recaia sobre Tasso Jereissati. Mas, a exemplo do futebol, em política sempre pode ocorrer uma surpresa.
O DEM vai chiar, é do jogo, mas acatará a decisão do PSDB.
Acabou de fato um dos mais longevos casamentos da política brasileira, o que unia há 25 anos Tasso Jereissati e Ciro Gomes.
O PT está jogando pesado para obter o apoio formal do PP à candidatura Dilma Rousseff. À frente da operação, José Eduardo Dutra e Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.Guilherme Lara Campos De volta
Duda: negociando com Hélio Costa e fechado com Pimentel
Hélio Costa negocia com Duda Mendonça para que ele seja o marqueteiro de sua candidatura ao governo de Minas Gerais. O marketing da campanha custará a Costa cerca de 15 milhões de reais. Em Minas, Duda fará também a campanha de Fernando Pimentel ao Senado.
Apesar da pressão do PMDB para que o PT indique Patrus Ananias para ser candidato a vice-governador na chapa de Hélio Costa, o grupo mais próximo ao petista reluta em aderir. Essa turma acha que Costa é vulnerável e o resultado de eventuais denúncias poderá respingar em Patrus. E, em segundo lugar, acredita que, se Patrus se resguardar e candidatar-se a deputado federal, será um campeão de votos e, a partir de 2011, o grande nome do partido no estado.
O fortalecimento de Antonio Palocci dentro da estrutura de campanha de Dilma Rousseff preocupa o próprio fortalecido. Como se sabe, Palocci evita como pode aparentar para o público externo o poder que possui internamente - e, a exemplo de Tancredo Neves, acredita que Deus quis ensinar alguma coisa quando deu aos homens dois ouvidos e apenas uma boca.Quando 2011 chegar...
Celso Junior/AE De saída
Lula: a exemplo de FHC, vai criar um instituto
Começa a tomar forma o Instituto Lula, de onde o futuro ex-presidente despachará a partir de 2011. Já foram escolhidos dez patronos-conselheiros para auxiliar Lula - entre eles estão dois ex-ministros do seu governo, Márcio Thomaz Bastos e Luiz Fernando Furlan. A sede ficará num pequeno prédio situado na região central de São Paulo. Os patrocinadores do instituto ainda não são conhecidos, mas não faltarão empresários dispostos a fazer doações, assim como não faltaram a FHC quando criou o seu instituto.
O advogado americano Royal Daniel está sumido há mais de um ano, revelou um programa do Discovery Channel transmitido há duas semanas. O programa especulou que ele poderia estar morando no Brasil. E quem é esse tal Royal? Um ilustre desconhecido, não fosse o fato de ser advogado da falida TransBrasil nos EUA e fazer análises jurídicas para Celso Cipriani, ex-presidente da companhia aérea. Royal era próximo de Cipriani, inclusive geograficamente: eram quase vizinhos nos EUA. Também voava com frequência para o Brasil, hospedando-se na casa do ex-policial que fez fortuna com a aviação civil.
Há três anos, atendendo a um pedido do MP da Itália, o juiz federal Odilon de Oliveira autorizou um amplo monitoramento dos italianos Giuseppe Ammirabile e Salvatore Borelli dentro do presídio federal de Campo Grande (MS). A dupla era acusada de participar de uma rede de tráfico internacional de drogas. O juiz permitiu gram-pear e filmar suas conversas com todas as visitas. Para a OAB, mesmo autorizadas, as gravações ferem o direito constitucional à privacidade. Em outros despachos, o juiz liberou a gravação de imagens e áudios no parlatório, onde advogados e presos podem se comunicar livremente e que, por lei, é inviolável. A OAB levará todos esses casos ao CNJ.
Na sexta-feira, Lula inaugurou no Rio de Janeiro a siderúrgica CSA, uma parceria da alemã Thyssen Krupp com a Vale. Beleza. Só que foi uma inauguração de mentirinha. Não há nada funcionando ainda na siderúrgica. Aliás, a Vale, que detém 25% da empresa, bancou 75% da festança de sexta-feira.
A Apple já deu indicações às operadoras de celulares de que o iPad só deve começar a ser vendido por aqui no início do quarto trimestre.
Aliás, há uma negociação delicada em curso envolvendo a Apple e as operadoras. A empresa de Steve Jobs quer vender o iPad não só nas lojas das operadoras mas também no varejo em geral.
O recém-lançado iPhone 4 deve chegar bem antes ao Brasil: entre agosto e setembro estará nas lojas.
Ronaldinho Gaúcho não tem dado entrevista nas últimas semanas, mesmo sendo alguém cuja opinião sobre a Copa da África é de óbvio e grande interesse para o público brasileiro. Assis Moreira, seu irmão e assessor, passou a cobrar por entrevistas exclusivas do jogador.André Penner/AP Sob críticas
Dunga: na mira dos tuiteiros, seja pelo futebol, seja pelas roupas que veste
Os tuiteiros criticam Dunga,...
Os torcedores-tuiteiros desceram a borduna em Dunga durante o jogo de estreia do Brasil. De acordo com um monitoramento feito pela Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, 71% dos posts tinham conotação negativa (17% eram positivos e 12% neutros). Boa parte das críticas, aliás, foi mais estética do que futebolística: os tuiteiros não livraram a cara do casaco que Dunga trajava (leia mais na reportagem de capa e na seção Gente).
A atuação de Kaká dividiu a opinião dos tuiteiros: 47% falaram mal de sua atuação. Os demais gostaram ou acharam normal a bolinha jogada pelo craque brasileiro.
Já Robinho recebeu comentários positivos de 59% dos tuiteiros. O levantamento da Predicta foi feito no dia do jogo, entre 2 e 5 da tarde.