Saturday, May 22, 2010

Radar Lauro Jardim


ljardim@abril.com.br

Eleições

Nunca antes neste país...
Se Dilma Rousseff for eleita, quebrará uma escrita que vem desde a proclamação da República: nunca houve um presidente eleito no Brasil que não tivesse experiência anterior nas urnas. As exceções foram os militares-presidentes e José Linhares, que presidia o Supremo Tribunal Federal em 1945, e foi, por três meses, o primeiro mandatário da República quando o Estado Novo caiu.

Maquiadora a tiracolo
A estética, para Dilma Rousseff, virou obsessão. Além de assessores, a ex-ministra levou sua maquiadora, Rose Paz, para o tour desta semana em Nova York.

Governo

Marco A. Rezende/Folha Imagem
O intérprete
Xavier receberá 16 200 reais ao mês para continuar com Lula


O salário do tradutor oficial
Tradutor de inglês de Lula desde 1992, o carioca Sérgio Xavier Ferreira fechou no mês passado um novo contrato com o Itamaraty para continuar a ser o intérprete oficial. O acerto ficou em 195 200 reais por um ano de trabalho - cerca de 16 200 reais ao mês. Desde 2004, ele recebeu 440 000 reais da Presidência e dos ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores por seus serviços - média de 5 800 reais mensais.

Brasil

Vale quanto pesa
É difícil, muito difícil, encontrar um advogado no Brasil que cobre honorários tão elevados quanto Márcio Thomaz Bastos. Um exemplo: para ser um dos advogados de defesa do médico Roger Abdelmassih, Thomaz Bastos cobrou 5 milhões de reais. Cobrou e levou.

Economia

O apagão da mão de obra
A FGV divulgará na próxima semana uma pesquisa feita em parceria com o Instituto Votorantim que traz dados alarmantes sobre a educação profissional no país. Desenvolvido pelo pesquisador Marcelo Neri, o estudo mostra que, de 2006 a 2008, o número de jovens entre 18 e 24 anos matriculados em alguma instituição de ensino formal no país caiu 4% ao ano. Ruim para o país e ruim para os jovens. Segundo o estudo, alguns cursos profissionalizantes resultam em um aumento salarial de até 27%, em média.

Depois da academia, a iogurteria
Alexandre Accioly e Bernardinho, sócios na rede A!BodyTech, compraram junto com Luciano Huck 50% da rede de iogurterias Yoggi. O objetivo é, em três anos, chegar a 300 lojas país afora. Hoje são 45 em quinze cidades.

Futebol

Brasileirão ou novela?
O Clube dos Treze tem no bolso do colete uma fórmula para conseguir aumentar sua receita quando for negociar com as TVs os direitos de transmissão exclusivos do Brasileirão 2011. O novo modelo vai deixar a Globo de cabelo em pé. A ideia é oferecer às TVs dois pacotes: um para os jogos de quarta e domingo, e outro para os de quinta e sábado. E, agora, o detalhe que levará a Globo ao desespero: as partidas de quinta-feira teriam de começar às 20h30 - justamente nos horários do Jornal Nacional e da novela.

Religião

Cortesia EFE/Corbis/Latinstock
Império religioso
Valdemiro copia Edir Macedo na igreja e, agora, também no jato


Só assim eles chegam perto do céu
Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial do Poder de Deus, está negociando a compra de um jato bimotor Global Express, de 48 milhões de dólares - igualzinho ao que o seu atual concorrente e antigo chefe Edir Macedo possui. Santiago já é dono de um jatinho e um helicóptero, comprados há menos de um ano.

Uma foto do último baile

Ricardo Fasanello/Strana
Relíquia do Império
Foto encontrada na Biblioteca Nacional (à esq.) mostra a preparação para o baile retratado na pintura de 1905 (à dir.)


A imagem acima é uma preciosidade. É a única foto do baile da Ilha Fiscal, a festa de 9 de novembro de 1889 que antecedeu a queda do Império. Feita por Marc Ferrez, ela mostra o salão pronto para o evento. Só agora a imagem foi encontrada por técnicos da Biblioteca Nacional, no acervo da Editora José Olympio. A imagem deveria integrar a obra História dos Fundadores do Império do Brasil, de Octávio Tarquínio de Sousa, publicada pela editora. Mas por algum motivo não foi publicada. Até hoje, a principal imagem do baile é a pintura de Francisco Aurélio de Figueiredo, feita dezesseis anos depois da festa.

Com Paulo Celso Pereira
Colaboraram Marcelo Bortoloti e Ricardo Brito

Blog Archive