Saturday, May 08, 2010

Radar Lauro Jardim

da Veja

ljardim@abril.com.br

 

Eleições 

Jose Patricio/AE
Trunfo ou ameaça?
O Planalto já desmentiu mais de uma vez queLula pretenda licenciar-se em agosto para dar uma mãozinha a Dilma Rousseff. Só que a decisão de José Alencar de não disputar eleição ressuscitou nos petistas essa possibilidade. Na própria cúpula da campanha de Dilma, a licença voltou a ser tratada abertamente como um trunfo – ou como uma ameaça.
Lula, o instintivo
Os petistas apostam que ele se licencia 
e mergulha na campanha de Dilma. Será?

 

Lavando as mãos
Outros petistas, contudo, têm levantado uma segunda possibilidade: se a candidatura Dilma não decolar, lá pelo meio da campanha ele discretamente abandonaria o barco. Por instinto de sobrevivência, Lula sempre deixou pelo caminho companheiros de viagem muito pesados para ele carregar. A decisão de José Serra de poupar Lula na campanha facilita a saída de mansinho.

Dentes afiados
Ciro Gomes saiu de férias, mas deixou seus cães de guarda cearenses prontos para morder. Desde que ele foi escanteado, sua ex-mulher Patrícia Saboya, seu irmão Ivo Gomes e seu braço direito, Oman Carneiro, atacam o PT cearense dia e noite. Não poupam nem Dilma Rousseff.

 

Economia

Sinais trocados
No mercado doméstico, as vendas da Coteminas, a maior empresa têxtil do país, cresceram 39% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi o melhor trimestre da história da empresa. Beleza. Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas, comemorou na última semana o surpreendente crescimento de vendas em abril da sua subsidiária americana, a Springs. Os tempos mudaram: agora, quando os EUA produzem boas notícias, elas agradam a nós também.

A explosão do 3G
Entre dezembro e fevereiro deste ano, dobrou o número de assinantes de aparelhos celulares 3G no Brasil. Passou de 4 milhões para 8 milhões de usuários.

 

Brasil

Dinheiro no ralo
A Controladoria-Geral da União (CGU) acaba de botar o ponto final num relatório em que aponta 240 casos de mau uso dos recursos públicos. É dinheiro pelo ralo que não acaba mais. Ao todo, a União vai cobrar ressarcimento de 352 milhões de reais de prefeituras, governos estaduais e pessoas físicas que usaram e abusaram irregularmente de verbas federais.

Sérgio Lima/Folha Imagem
Tentativa de drible
Como se não bastassem os muitos processos a que responde na Justiça, Romário tem mais um abacaxi pela frente. Terá de prestar depoimento à PF para esclarecer a construção de uma casa dentro de área de proteção ambiental em Angra dos Reis. O advogado de Romário, Norval Valério, nega que o ex-jogador tenha um imóvel em Angra, mas pelo menos três testemunhas o desmentem. O comerciante Antonio Maia, por exemplo, afirma que vendeu o terreno a Romário por 400 000 reais em março de 2007, mas que não o transferiu para o nome do ex-jogador a seu pedido.
Romário, o verde
Suspeito de crime ambiental,
o craque vai depor na Polícia Federal

 

 

Televisão

Só esporte

O Esporte Interativo, canal aberto de esportes que chega a 20 milhões de parabólicas Brasil afora, está assumindo a rede de televisão em UHF do jornal O Estado de S. Paulo, que cobre a capital e várias cidades do interior do estado com programação religiosa. Pelo acordo firmado, o Esporte Interativo comprará a rede do Estadão num prazo de três anos.

 

O dia em que o paranormal tentou salvar Tancredo

Vidal Cavalcanti/AE
  Iugo Koyama
Na UTI
Thomas Green Morton, depois 
de muita concentração, pediu: "Desliguem 
os aparelhos"
  Desespero
Tancredo: antes que fosse tarde, Aécio
repôs a ordem natural das coisas


Acaba de fazer 25 anos uma história ocorrida nos últimos dias de vida de Tancredo Neves, mas nunca revelada. Pela esquisitice, merece vir a público. Já em coma, Tancredo recebeu a visita do paranormal Thomas Green Morton numa madrugada. Solene, Thomas garantiu na UTI do Hospital das Clínicas (SP): "Vou curá-lo". Postou-se, então, diante da cama de Tancredo e começou a se concentrar. As poucas testemunhas da cena se mostravam ansiosas e esperançosas. Em dado momento, porém, o paranormal apontou para os aparelhos que mantinham Tancredo vivo e pediu: "Estão dando interferência. Desliguem tudo". Antes que Tancredo Neves morresse naquele momento, o bom senso voltou à UTI: nenhum fio, evidentemente, foi desligado. Aécio Neves, que assistia à cena, mandou Thomas parar com tudo aquilo. Foi, aliás, para Aécio, então com 25 anos, que Tancredo disse dias antes suas últimas palavras, referindo-se ao fato de não ter podido tomar posse: "Eu não merecia isso".

 

Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Thiago Prado

Blog Archive