Saturday, May 01, 2010

Radar Lauro Jardim

ljardim@abril.com.br

Eleições

Segura o Lula
Foi muito difícil o trabalho dos bombeiros para impedir que Lula partisse para a briga com Ciro Gomes, o rejeitado que soltou o verbo na televisão.

Vice, de novo
Não está descartada a chance de Itamar Franco virar vice na chapa de José Serra. O avanço dessa possibilidade depende, no entanto, do encaminhamento da sucessão estadual em Minas Gerais, uma das mais enroladas do país.

Serra, o centralizador
A organização da campanha de José Serra é a antítese perfeita da de Dilma Rousseff. Enquanto a petista já contratou dezenas de pessoas e tem reuniões de coordenação com vários grupos de aliados, Serra organiza sua campanha com um grupo restritíssimo. Usando muito e-mail e telefone, ele define as agendas nacionais ouvindo basicamente Sérgio Guerra e Jutahy Júnior. Depois desse crivo, entra em cena a senadora Marisa Serrano para agendar os eventos com as lideranças locais.

Última chance
O programa de TV que o PT exibirá no dia 13 será a última chance de Dilma Rousseff ganhar alguns pontos nas pesquisas antes de a campanha eleitoral começar de fato, em agosto.

Futebol ou política?
O PSDB, contudo, fará uma aposta mais ousada. Seu programa irá ao ar em 17 de junho, em plena Copa do Mundo. Será que o eleitor prestará atenção na mensagem tucana entre um jogo e outro? Nas eleições de 1998 e 2002, houve alterações significativas nesse período. Na primeira, FHC tinha apenas 3 pontos porcentuais de vantagem sobre Lula no início da Copa e saiu dela com 12 pontos na frente. Na segunda, Ciro Gomes tinha 11% das intenções quando a Copa começou e trinta dias depois já estava tecnicamente empatado com Serra, com 18%.

Em sigilo, Dilma cuida do visual

Fotos Dida Sampaio/AE e Andre Dusek/AE


Nas últimas semanas, Dilma Rousseff cumpriu uma agenda secreta. Ela se submeteu a um tratamento de correção da arcada. Os ajustes ainda não acabaram, mas as mudanças já são visíveis, com os dentes mais alinhados e o espaço entre os incisivos preenchido. A campanha de Dilma já fez pesquisas com o "antes" e o "depois" e constatou que o novo sorriso ajudou a minimizar um certo ar de antipatia que ela projetava. Foi a terceira intervenção cosmética a que ela se submeteu desde que Lula a fez candidata. Primeiro, os óculos foram trocados por lentes de contato; depois, veio a cirurgia plástica. Lula, aliás, também deu uma ajeitada no visual em 2002: fez tratamento para ter um sorriso novo, emagreceu, passou a usar ternos Armani...

Brasil

Uma mãozinha da Eletrobras

Celso Junior/AE
DE CADEIRA
Sarney: homenagem com dinheiro de estatal


A TV Senado transmitiu, em meados de abril, José Sarney: um Nome na História. Quase ao mesmo tempo, parlamentares receberam em seus gabinetes cópias em DVD do documentário. O presente veio do bolso do contribuinte: o filme obteve 650 000 reais por meio de leis de renúncia fiscal. Quase um terço do dinheiro saiu dos cofres da Eletrobras. E daí? Quem aprovou o patrocínio foi um afilhado político de Sarney, o então presidente da estatal Aloisio Vasconcelos.

Economia

O Ongoing avança
O grupo português Ongoing, que já é dono de vários jornais no Brasil, parte agora para a área de infraestrutura. Terá a empresa de gestão de investimentos Angra Partners como sua parceira para aquisições nos setores de mídia e infraestrutura.

Leo Pinheiro
ACABOU
Landim: 114 000 reais por dia nos quatro anos em que trabalhou para Eike


O caldo entornou
Pioraram sensivelmente as relações entre Eike Batista e Rodolfo Landim, que presidiu três empresas do bilionário e está de saída do grupo EBX. Nos quatro anos em que trabalhou para Eike, Landim embolsou 165 milhões de reais (para ser exato, 165 628 114 reais) entre salário e remuneração variável. Só que, como o caldo entornou na saída, Eike tem dito aos mais próximos que desistiu de dar a Landim mais 4 milhões de dólares, que, segundo o bilionário, seriam uma remuneração opcional.

Tempos de Robinho
Robinho é mesmo o garoto-propaganda da vez. Acaba de fechar com a Unilever um belo contrato para ser a cara do desodorante Rexona Men Sportfan até o fim do ano.

Automóveis

Carro verde
A indústria automobilística ainda engatinha no desenvolvimento de carros que não agridam o ambiente e reduzam o consumo de energia e de emissões. Mas, aqui e ali, surgem avanços. O Uno Ecology, que a Fiat lança na terça-feira, traz uma novidade 100% desenvolvida no Brasil: seu teto solar tem células especiais que captam a energia solar e alimentam a bateria do veículo.

Brasil

Um termômetro sob suspeita
Proibido em vários países europeus, o tradicional termômetro de mercúrio, o preferido do brasileiro, começa a sofrer restrições. A partir desta semana, as 262 farmácias da rede Walmart no Brasil não venderão mais o produto, que, quando quebra, pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Livros

Coelho na Sextante
Paulo Coelho está de editora nova. Na quinta-feira passada, assinou com a Sextante, que nos últimos anos tem lugar cativo no topo de qualquer lista de mais vendidos. A editora lançará em agosto os 200 000 exemplares do novo livro do mago, O Aleph, com uma novidade: o primeiro capítulo poderá ser lido de graça na internet.

Televisão

Uma novela para a história

Divulgação


Faltando dez capítulos para terminar, Viver a Vida não deixará saudade na Globo. Entrará para a história como o mais baixo ibope de uma novela das 8 desde que a Globo é a Globo. Sua audiência média desde a estreia, em setembro, até a semana passada foi de modestos 38 pontos.

Com Paulo Celso Pereir

Blog Archive