Saturday, May 15, 2010

Panorama Radar



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Governo

Lula lá
Lula continua em plena campanha silenciosa para ser o próximo secretário-geral da ONU. Discretas conversas sobre o tema já ocorreram até com gente graúda do governo Barack Obama.

Feito chaminé
Lula, que teve uma crise de hipertensão em janeiro, quando chegou a se internar, voltou a fumar.

Eleições

Muito poderoso e muito discreto
Antonio Palocci tem se esforçado para aparecer com menos poder do que realmente tem no núcleo central da campanha de Dilma Rousseff. Habilidoso, não quer despertar ciumeiras.
André Coelho/Ag. O Globo
Influência
Palocci: sempre habilidoso, não quer despertar ciumeiras

Senado

Nova tentativa
Sem alarde, o Senado recontratou a FGV para retomar o seu projeto de reforma administrativa, que havia sido desfigurado pelos próprios servidores com a complacência dos nobres senadores. Será que agora vai?

Judiciário

O favorito
Numa conversa recente com um amigo, Lula cogitou indicar o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, para o STF. Ele assumiria a cadeira com a aposentadoria de Eros Grau, em agosto. Em indicações passadas, Cesar Asfor nem sequer era relacionado na lista de Lula.

Brasil

Dinheiro gordo
Enquanto o STF não decide se as centrais sindicais podem receber recursos do imposto sindical, o dinheiro continua entrando. Na semana passada, a CEF repassou 80 milhões de reais para as seis centrais. CUT e Força Sindical, as duas maiores, receberam 25 milhões de reais e 22 milhões de reais, respectivamente. No mês que vem, completa um ano que o STF começou a julgar a constitucionalidade desses repasses.

Gula federal
Uma parte do setor de saneamento tem crescido a taxas espantosas nos últimos anos graças ao governo federal. Não está se falando do volume investido para expandir a rede de esgotos, por exemplo, mas de impostos: entre 2002 e 2008, a União dobrou a tributação do saneamento. A elevação das alíquotas médias da Cofins e do Pasep foi de 3,65% para 7,62% no período. Assim, enquanto o faturamento das empresas do setor cresceu 34%, a arrecadação de impostos saltou 200%.

Economia

De olho na geração
A Odebrecht está negociando a compra de participação relevante numa empresa geradora de energia.

Bye, bye, Rio
Depois de ajudar o Rio de Janeiro a conseguir o primeiro grau de investimento entre os estados, o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy anuncia nos próximos dias que está deixando a Secretaria de Fazenda do governo Sérgio Cabral. Vai retornar a Washington, onde vive sua família. Em seu lugar, assume o subsecretário, Renato Villela.

O apressado come cru?
Por que um grupo processador e exportador de carne decide, quase sem pensar, que vale a pena entrar em um negócio gigantesco, complexo e completamente estranho a sua atividade? Mistério. Pois o Grupo Bertin apresentou-se celeremente para participar do consórcio que ganhou o leilão para a construção e operação da Hidrelétrica de Belo Monte, negócio de 19 bilhões de reais. A direção da Bertin precisou de apenas dez dias antes do leilão para analisar o projeto e aceitar entrar. Grandes grupos tradicionais do ramo examinaram Belo Monte por um ano e pularam fora. A história de como o Grupo Bertin viu filé onde outros viram apenas pão e osso duro ainda vai ser contada.

Automobilismo

Fotos Felipe Araujo/AE e Renato Cobucci/Jornal Hoje em Dia
Lazer remunerado
Constantino: para ele, pilotar não é só um hobby


Não é de graça, não
Não é só um capricho de milionário a participação na temporada de Stock Car de Constantino Júnior, presidente e um dos donos da Gol. Ele está recebendo 500 000 reais para correr a temporada pela equipe Crystal. Constantino vai usar a verba para patrocinar um sobrinho que, em Londres, tenta virar piloto de Fórmula 1.

Copa 2014

Com a cara do chefe
De Lula, na intimidade, sobre a convocação da seleção brasileira, a qual elogia mesmo privadamente: "É uma seleção de ‘dungas’".

Substituição antes de entrar em campo
O Comitê Organizador da Copa de 2014 deve anunciar durante a Copa da África do Sul o nome das cidades-sede que irão para o paredão. Ou seja, perderão a condição de ser uma das doze escolhidas como palco das partidas. Natal é uma das duas que devem cair fora. Belém e Campo Grande estão se aquecendo na beira do gramado: são as mais cotadas para entrar.

Religião

Prestação de quê?
Estará em breve no Tribunal de Contas da União mais um abacaxi para o casal Estevam e Sonia Hernandes descascar. A Fundação Renascer - braço da Igreja Renascer em Cristo para ações sociais - terá 1,4 milhão de reais cobrados pelo MEC. Motivo: sabe-se lá por qual razão, a turma dos bispos não prestou contas de um convênio assinado em 2004 para a alfabetização de 8 000 alunos em São Paulo.
Encrencas
O casal Hernandes: mais uma vez, terá de se explicar para as autoridades

Conselhos de Lula ao Fenômeno

Ricardo Stuckert/PR
Camaradagem
Ronaldo e Lula: telefonemas na madrugada


Quatro anos depois do entrevero que tiveram durante a Copa de 2006, Lula e Ronaldo Fenômeno viraram amigos de infância. Na noite em que o Corinthians foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo, Ronaldo ligou para o presidente. Estava triste, desanimado e pediu conselhos. Lula marcou, então, uma conversa pessoal. A um amigo, Lula adiantou o que pretende dizer ao Fenômeno: ou o jogador retoma o entusiasmo com o dia a dia do futebol ou protagonizará uma decadência dolorosa dentro de campo

Blog Archive