Panorama Radar
Governo Lula lá Feito chaminé Eleições Senado Nova tentativa Judiciário O favorito Brasil Dinheiro gordo Gula federal Economia De olho na geração Bye, bye, Rio O apressado come cru? Automobilismo Copa 2014 Com a cara do chefe Substituição antes de entrar em campo Religião
Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
Lula continua em plena campanha silenciosa para ser o próximo secretário-geral da ONU. Discretas conversas sobre o tema já ocorreram até com gente graúda do governo Barack Obama.
Lula, que teve uma crise de hipertensão em janeiro, quando chegou a se internar, voltou a fumar.Muito poderoso e muito discreto
Antonio Palocci tem se esforçado para aparecer com menos poder do que realmente tem no núcleo central da campanha de Dilma Rousseff. Habilidoso, não quer despertar ciumeiras.André Coelho/Ag. O Globo Influência
Palocci: sempre habilidoso, não quer despertar ciumeiras
Sem alarde, o Senado recontratou a FGV para retomar o seu projeto de reforma administrativa, que havia sido desfigurado pelos próprios servidores com a complacência dos nobres senadores. Será que agora vai?
Numa conversa recente com um amigo, Lula cogitou indicar o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, para o STF. Ele assumiria a cadeira com a aposentadoria de Eros Grau, em agosto. Em indicações passadas, Cesar Asfor nem sequer era relacionado na lista de Lula.
Enquanto o STF não decide se as centrais sindicais podem receber recursos do imposto sindical, o dinheiro continua entrando. Na semana passada, a CEF repassou 80 milhões de reais para as seis centrais. CUT e Força Sindical, as duas maiores, receberam 25 milhões de reais e 22 milhões de reais, respectivamente. No mês que vem, completa um ano que o STF começou a julgar a constitucionalidade desses repasses.
Uma parte do setor de saneamento tem crescido a taxas espantosas nos últimos anos graças ao governo federal. Não está se falando do volume investido para expandir a rede de esgotos, por exemplo, mas de impostos: entre 2002 e 2008, a União dobrou a tributação do saneamento. A elevação das alíquotas médias da Cofins e do Pasep foi de 3,65% para 7,62% no período. Assim, enquanto o faturamento das empresas do setor cresceu 34%, a arrecadação de impostos saltou 200%.
A Odebrecht está negociando a compra de participação relevante numa empresa geradora de energia.
Depois de ajudar o Rio de Janeiro a conseguir o primeiro grau de investimento entre os estados, o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy anuncia nos próximos dias que está deixando a Secretaria de Fazenda do governo Sérgio Cabral. Vai retornar a Washington, onde vive sua família. Em seu lugar, assume o subsecretário, Renato Villela.
Por que um grupo processador e exportador de carne decide, quase sem pensar, que vale a pena entrar em um negócio gigantesco, complexo e completamente estranho a sua atividade? Mistério. Pois o Grupo Bertin apresentou-se celeremente para participar do consórcio que ganhou o leilão para a construção e operação da Hidrelétrica de Belo Monte, negócio de 19 bilhões de reais. A direção da Bertin precisou de apenas dez dias antes do leilão para analisar o projeto e aceitar entrar. Grandes grupos tradicionais do ramo examinaram Belo Monte por um ano e pularam fora. A história de como o Grupo Bertin viu filé onde outros viram apenas pão e osso duro ainda vai ser contada.Fotos Felipe Araujo/AE e Renato Cobucci/Jornal Hoje em Dia Lazer remunerado
Constantino: para ele, pilotar não é só um hobby
Não é de graça, não
Não é só um capricho de milionário a participação na temporada de Stock Car de Constantino Júnior, presidente e um dos donos da Gol. Ele está recebendo 500 000 reais para correr a temporada pela equipe Crystal. Constantino vai usar a verba para patrocinar um sobrinho que, em Londres, tenta virar piloto de Fórmula 1.
De Lula, na intimidade, sobre a convocação da seleção brasileira, a qual elogia mesmo privadamente: "É uma seleção de ‘dungas’".
O Comitê Organizador da Copa de 2014 deve anunciar durante a Copa da África do Sul o nome das cidades-sede que irão para o paredão. Ou seja, perderão a condição de ser uma das doze escolhidas como palco das partidas. Natal é uma das duas que devem cair fora. Belém e Campo Grande estão se aquecendo na beira do gramado: são as mais cotadas para entrar.Prestação de quê?
Estará em breve no Tribunal de Contas da União mais um abacaxi para o casal Estevam e Sonia Hernandes descascar. A Fundação Renascer - braço da Igreja Renascer em Cristo para ações sociais - terá 1,4 milhão de reais cobrados pelo MEC. Motivo: sabe-se lá por qual razão, a turma dos bispos não prestou contas de um convênio assinado em 2004 para a alfabetização de 8 000 alunos em São Paulo.Encrencas
O casal Hernandes: mais uma vez, terá de se explicar para as autoridadesConselhos de Lula ao Fenômeno
Ricardo Stuckert/PR Camaradagem
Ronaldo e Lula: telefonemas na madrugada
Quatro anos depois do entrevero que tiveram durante a Copa de 2006, Lula e Ronaldo Fenômeno viraram amigos de infância. Na noite em que o Corinthians foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo, Ronaldo ligou para o presidente. Estava triste, desanimado e pediu conselhos. Lula marcou, então, uma conversa pessoal. A um amigo, Lula adiantou o que pretende dizer ao Fenômeno: ou o jogador retoma o entusiasmo com o dia a dia do futebol ou protagonizará uma decadência dolorosa dentro de campo