Saturday, April 10, 2010

Radar


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eleições 2010

Dida Samapio/AE

Conselho
Dilma: tentando diminuir o risco de uma gafe

Aprendiz de candidata
Com preocupação, mais de um integrante da cúpula de campanha deDilma Rousseff lhe deu o mesmo conselho depois de sua primeira semana expondo-se como candidata sem o colo largo de Lula: diante dos repórteres que a bombardeiam com perguntas no início e no fim dos eventos de que tem participado, a melhor postura é dar respostas curtas, menos prolixas. A avaliação é que Dilma tem se exposto demais nessas ocasiões, falando muito e, portanto, aumentando o risco de dizer o que não deve.

Brasil

Rafale esbanja confiança
A certeza dos franceses de vencer a bilionária licitação para a compra de 36 caças pelo governo Lula é tamanha que eles publicaram um anúncio autocongratulatório de página inteira na últimaRevista Forças Armadas, editada pelo Ministério da Defesa. Diz o anúncio: "A tecnologia do Rafale vai invadir os hangares do Brasil". E, afagando Lula, completa: "Com o Rafale, quem ganha é a soberania nacional".

Câmara

De olho em 2011
O líder do governo, o petista Cândido Vaccarezza, e o do PMDB, Henrique Eduardo Alves, já estão em campanha aberta para suceder a Michel Temer na presidência da Câmara, em 2011. Ambos vêm amaciando o coração dos deputados. Nenhum deles, por exemplo, quis assinar a urgência que permitiria o avanço do projeto dos fichas-limpas.

Bancos

1 bilhão de reais
Depois de dois adiamentos, o Banco do Brasil deve anunciar na segunda-feira a criação de um fundo de 1 bilhão de reais para investimentos nos setores de óleo e gás. Seis gestores se habilitaram para administrar esse bilhão. Depois de muita divergência entre os técnicos e a diretoria, foi vencedora a proposta da Fiducia Investimentos e BDO, cujo conselho consultivo é presidido por Antoninho Trevisan.

Economia

Invasão brasileira
É composta de 5 000 pessoas a comitiva brasileira que desembarca na quarta-feira na abertura do Salão do Móvel de Milão, uma das maiores feiras do mundo do setor. São arquitetos, decoradores, lojistas, exportadores. Nenhum país está mandando tanta gente para o salão.

Céu azul
A Odebrecht acaba de acrescentar à sua frota de aviões um Falcon 2000 EX, jato intercontinental para oito passageiros que custa 28 milhões de dólares.

Internet

O preço do gadget
Pelos cálculos da Apple, o iPad será vendido no Brasil por cerca de 2 500 reais. Mas, na prática, deverá sair mais barato. Isso depende do plano (ou seja, do subsídio) oferecido pelas operadoras de telefonia. O preço do iPad básico deve então variar entre 1 500 e 2 000 reais.

Televisão

Pobre África
A TV Brasil, rejeitada por 99% dos telespectadores brasileiros, vai tentar agora ser vista pelos africanos. A EBC, que controla a TV Brasil, fechou um contrato com a MultiChoice Africa para distribuir o sinal da emissora de Lula a 49 países africanos.

Copa do Mundo

Seis vezes mais
Faltam quatro anos para a Copa de 2014 e a CBF já levantou 240 milhões de dólares em patrocínios para o evento. Dinheiro que vem da Oi, Itaú, Marfrig (Seara) e Nestlé. Em compensação, a Copa da África do Sul só conseguiu até agora 40 milhões de dólares.

Estilo bedel
O técnico Dunga liberou o uso do Twitter durante a Copa da África do Sul. Mas, bem ao seu estilo, tascou uma proibição: não é permitida nenhuma referência ao futebol, à seleção, à Copa, aos adversários...

Andre Penner/AE

Futebol, não
Dunga: marcando em cima o Twitter
dos jogadores da seleção

.

Um presente para Sarney

Charles Silva dDuarte/O Tempo/AE

Um dos últimos atos de Hélio Costa como ministro das Comunicações foi um presente para José Sarney. Costa assinou uma portaria que, na prática, amplia o poder de alcance do império televisivo da família Sarney. A rede Mirante, repetidora da Globo no Maranhão, presidida por Fernando Sarney, poderá agora ceder sua programação para ser retransmitida integralmente por uma TV de Pinheiro, a cidade natal do patriarca.

Concessão
Costa: agora, a terra natal de Sarney pode ver
a programação integral da Mirante

Blog Archive