Saturday, April 17, 2010

Radar Lauro Jardim


ljardim@abril.com.br

Eleições 2010

Alan Marques/Folha Imagem

Articulação
Padilha: conversas reservadas
com empresários amigos

Os empresários da Dilma
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entrou em campo para que grandes empresários saiam em defesa de Dilma Rousseff quando ela for atacada. O que Padilha tem pedido é que, a cada bordoada da oposição, um desses bravos empresários patriotas apareça para dizer que o Brasil vai muito bem, obrigado.

"Sai dessa, Zé"
Foi Lula, e ninguém mais, quem convenceu José Alencar a desistir de candidatar-se às eleições deste ano.

Embate de biografias
"O Brasil pode mais" não será o slogan de campanha de José Serra. Qual será ainda não se sabe, até porque a turma do marketing tucano começou a trabalhar somente na semana passada. Mas é certo que o slogan sairá da ideia mãe da campanha serrista, que é o embate entre as biografias do tucano e de Dilma Rousseff.

Gim é Roriz
Com o o.k. de Dilma Rousseff, o petebista Gim Argello fechou um acordo na semana passada com Joaquim Roriz. Argello será o único candidato ao Senado na chapa do notório Roriz, candidato a governar pela quinta vez o Distrito Federal.

Casamento agendado
Roberto Jefferson avisou a José Serra que conduzirá o PTB para a aliança do tucano, mas sem criar fraturas. Ou seja, não vai passar por cima de correligionários influentes como Gim Argello e Fernando Collor, que estarão com Dilma independentemente da posição do partido. Mais: até a convenção do PTB, em 27 de junho, Jefferson não pretende aparecer publicamente como integrante da aliança.

Marido ou amante
O próprio Roberto Jefferson não sabe se o fato de aparecer colado a José Serra em eventos públicos ajuda o tucano. Lembranças do mensalão...

Governo

De olho na grana
José Artur Filardi, o novo ministro das Comunicações, acha que tem mais a receber da União do que o seu salário. Em março, Filardi entrou com uma ação na Justiça Federal para ter, entre outros pedidos, direito a recomposições salariais decorrentes do Plano Real. Está de olho em recomposições já reconhecidas para outros juízes classistas da Justiça do Trabalho, onde atuou durante seis anos.

Condecorado pelo "créu"? 1
O governo decidiu condecorar Bruno "créu" Gaspar, assessor de Marco Aurélio "top, top" Garcia, com a Ordem de Rio Branco. Em julho de 2007, Bruno e Garcia ficaram nacionalmente conhecidos quando comemoraram com gestos obscenos a informação dada pelo Jornal Nacionalde que um defeito no avião da TAM teria sido a causa do acidente em Congonhas – o que isentaria o governo a que servem de culpa.

Condecorado pelo "créu"? 2
A comenda é oferecida pelo Itamaraty "para estimular feitos dignos de honrosa menção". A condecoração resulta, portanto, de uma visão extravagante do que seja dignidade.

Economia

J. F. Diori/AE
Mudança na Helibras
O martelo será batido na segunda-feira: Daniel Mandelli, ex-presidente da TAM, substituirá Jorge Viana na presidência do Conselho de Administração da Helibras. O petista Viana
está deixando o posto para candidatar-se ao Senado pelo Acre.
Sempre no ar
Daniel Mandelli: dos aviões
aos helicópteros


Ex-patinho feio
A Helibras é um ex-patinho feio da indústria aeronáutica que virou objeto de desejo, sobretudo depois que o governo fez uma encomenda no valor de 5 bilhões de reais para a compra de cinquenta helicópteros. Hoje, pelo menos um grupo nacional negocia a compra de um pedaço da Helibras.

Quem vai pagar a conta?
Até no consórcio que não arredou pé da disputa por Belo Monte, cujo leilão será na terça-feira, o consenso é de que as contas para construir e operar a superusina não fecham.

Segredos revelados
Não se sabe se Casas Bahia e Pão de Açúcar chegarão a um acordo. Certo mesmo é que, se não se acertarem, a empresa de Abilio Diniz sairá de lá conhecendo em detalhes o funcionamento da Bahia, depois de quatro meses com acesso aos seus números.

Tamanho-família
A dívida da Oi está perto de bater os 30 bilhões de reais – hoje é de 29,9 bilhões. Se comparada aos 34 bilhões de euros da Telecom Italia, parece uma ninharia. Mas,
para os padrões brasileiros, é uma cifra de respeito.

Petrobras

30 bilhões de dólares
A capitalização da Petrobras não será de 25 bilhões de dólares, como se tem especulado. Até sexta-feira, governo e estatal trabalhavam com o valor de 30 bilhões. É do que a Petrobras precisa para fechar suas contas em 2010.

Cerveja

Muito barulho por nada
A Devassa, lançada com estardalhaço pela Schincariol no Carnaval, fechou o mês de março com uma participação de 0,1% do mercado de cervejas, segundo números da Nielsen.

Luxo

Império Armani
Em setembro, a Armani Casa abre em São Paulo sua primeira loja na América Latina.

Livros

Para ler e ver
No mesmo dia de agosto em que Tropa de Elite 2 estrear nos cinemas, chegará às livrarias Elite da Tropa 2 (Editora Agir). Foi o primeiro volume do livro que deu origem ao filme.
A obra contém as histórias de Tropa de Elite 2 e outras que ficaram de fora do filme, que foca mais na atuação das milícias nas favelas.

Onde Marina levanta a voz

Laílson Santos

Uma faceta até certo ponto desconhecida de Marina Silva está na sua biografia, que chega às livrarias em junho pela editora Mundo Cristão. É uma particularidade possivelmente conhecida apenas pelo seu ex e pelo atual marido. Num trecho do livro, Marina afirma que se orgulha "de pertencer a uma linhagem de matriarcas, na qual as mulheres costumam erguer a voz e ser ouvidas pelos maridos". O exemplo é a mãe, Maria Augusta, que controlava com mão de ferro o pai, Pedro Augusto da Silva. Dilma Rousseff, portanto, já tem uma durona para lhe fazer concorrência...

Em família
Pelo menos em casa, a doce Marina Silva também sabe erguer a voz

Futebol

Douglas Aby Saber/Foto Arena
Investindo em craques
Um grupo de banqueiros ligados ao Santos está finalizando a criação de um fundo de investimentos em jogadores – mas de jogadores exclusivamente do clube. O fundo será dono do passe dos atletas e os alugará ao Santos. Assim, e esse será o objetivo declarado do fundo, os moleques de ouro do Santos – Neymar, Ganso & Cia. – permaneceriam no clube por mais um ano, no mínimo.
Bom de bola
Neymar: atraindo a atenção até
dos banqueiros


Projeto "Fica, Robinho"
A mesma turma do Santos está trabalhando na montagem de uma engenharia financeira para Robinho permanecer no clube em 2011.

Com Paulo Celso Pereira. Colaboraram Ricardo Brito e Thiago Prado

Blog Archive