Saturday, April 17, 2010

15 milhões de dólares


Esse é o valor que o publicitário
Duda Mendonça, seus familiares
e sua sócia receberam desde 1993
no Bank of America, em Miami,
em contas não declaradas


Marcio Aith

Valter Campanato/ABR
O publicitário: ele publicou anúncios contra VEJA, diz que vai processar a revista e chorou muito. Mas explicação que é bom, nada
NESTA REPORTAGEM
Quadro: Foi Duda quem fez


Há duas semanas, VEJA revelou que o publicitário Duda Mendonça tem uma segunda conta no exterior além daquela que admitiu, às lágrimas, durante uma tumultuada sessão da CPI dos Correios. O publicitário negou, estrilou, rodou a baiana. E mentiu feio. Duda, seus familiares e sua sócia Zilmar Fernandes da Silveira receberam pelo menos 15 milhões de dólares em cinco contas de uma agência do Bank of America em Miami. Tudo dinheiro de caixa dois. Duas dessas contas têm o próprio publicitário baiano como beneficiário. Uma é a já famosa Düsseldorf, criada única e exclusivamente para receber 10,5 milhões de reais (3 milhões de dólares à época) do valerioduto. A outra foi aberta em 1993, dez anos antes do início do governo Lula, em nome de uma empresa das Bahamas cujo único beneficiário também é Duda Mendonça. Essa conta mais antiga ficava inicialmente no BankBoston, que se fundiu em 2003 com o Bank of America. O publicitário, portanto, começou como cliente do BankBoston e acabou como cliente do Bank of America. Ao longo de dez anos, Duda recebeu por meio dela cerca de 8 milhões de dólares, das mais suspeitas e remotas origens. Como nunca a declarou ao Fisco, pode-se dizer que sua incursão no mundo do caixa dois não nasceu com o petismo, como jura às lágrimas. Já dura pelo menos treze anos. As outras três contas do "dudaduto" no Bank of America não são propriamente do publicitário. São (ou foram) de empresas nas Bahamas que têm ou tiveram as seguintes pessoas como beneficiárias: sua filha Eduarda Mendonça; alguém identificado pelo banco como sendo "sua mulher"; e sua sócia Zilmar Fernandes da Silveira.

Desde meados de 2003, todos esses personagens vêm sendo monitorados pelo governo americano. Naquele ano, transferências altamente suspeitas chamaram a atenção do Bank of America e do Fincen (Financial Crimes Enforcement Network), a versão americana do Coaf, o xerife dos saques esquisitos. Foi nesse período que Zilmar fechou a conta que abrira na década de 90, e que chegou a ter alguns milhões de dólares. Ela transferiu o saldo para outros bancos de menor tamanho e critérios mais elásticos. Foi também nesse período que a filha de Duda, Eduarda, e uma pessoa identificada como sendo "a mulher" do publicitário abriram contas na mesma agência do Bank of America, em Miami. VEJA não viu nenhum documento com o nome dessa titular, mas é praticamente certo que ela seja a terceira mulher de Duda, Aline Mendonça. Ela já estava casada com o publicitário quando a conta foi aberta.

Desde que a crise do mensalão o atingiu, em agosto do ano passado, Duda tenta transmitir uma imagem de recluso, uma espécie de prisioneiro amargurado em seu recanto na Bahia. A verdade é outra. Desde então, ele e seu grupo fiel tentam freneticamente sacar o que sobrou dessas contas – um valor que hoje pode chegar a 12 milhões de dólares. Duas tentativas já fracassaram. A primeira ocorreu dez dias após o constrangedor episódio do choro na CPI e foi protagonizada por sua filha, Eduarda. Grávida, acompanhada de um advogado e falando grosso, deu ordens na agência de Miami do Bank of America para que a maior parte do saldo fosse transferida para outras instituições financeiras – algumas delas em paraísos fiscais. Não só fracassou como também provocou o bloqueio administrativo da conta de Duda, de sua própria e da terceira, "da mulher" do publicitário. Além disso, criou um delicado problema para si: tornou-se suspeita de fraude. Numa comunicação externa a que VEJA teve acesso, um dos advogados do Bank of America, David Chenkin, diz que Eduarda tentou transferir parte do dinheiro do banco "de forma a ocultar seu verdadeiro beneficiário". A promotoria de Nova York, que auxilia o governo brasileiro nas negociações, afirma que uma das contas tinha um saldo aproximado de 2 milhões de dólares. Por telefone, Chenkin confirmou a VEJA toda a história, mas disse que não comenta casos de clientes da instituição. A segunda tentativa de saque ocorreu um mês depois, em setembro passado, quando Duda tentou trazer uma parte do dinheiro para o Brasil, alegando que precisava pagar os 4,3 milhões de reais que devia ao Fisco. Não conseguiu porque a legislação brasileira só autoriza contratos de câmbio quando o interessado consegue provar a origem do dinheiro. Duda teve de se virar com a fortuna que possui aqui mesmo. Pobrezinho.

Celso Junior/AE
Reprodução
A sócia Zilmar: ela fechou a conta no Bank of America em meados de 2003. Seu dinheiro foi para instituições com critérios mais elásticosEduarda, no aeroporto de Miami: ela tentou transferir uma bolada. Foi impedida

Não se sabe ao certo o saldo atual das contas do dudagate nos Estados Unidos. Em 2003, quando Zilmar ainda era cliente do Bank of America, esse valor atingiu 15 milhões de dólares. Era a soma de depósitos oriundos de quase todos os países e partidos políticos da América Latina – uma espécie de caixa dois suprapartidário. Nos anos 90, Duda realizou sete campanhas eleitorais na Argentina e foi contratado para melhorar a imagem do então presidente Carlos Menem. No mesmo período, fez a campanha vitoriosa de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo e depois emplacou a eleição de Celso Pitta. A revelação das contas de Duda no Bank of America ajuda a entender o complexo sistema financeiro montado pelo publicitário para burlar o Fisco e receber por todas essas campanhas eleitorais. Mas restam dúvidas:

• Se Duda Mendonça já tinha uma conta no exterior em 2003, por que abriu outra para receber os 10,5 milhões de reais pagos pela campanha do presidente Lula? Há várias explicações possíveis. Pode ser que simplesmente não quisesse revelar a Marcos Valério e a doleiros que tinha outra conta. Essa é a versão benigna. Existe outra. Duda pode ter aberto a Düsseldorf porque já pensava em repartir o dinheiro que receberia do valerioduto com alguém, talvez um sócio oculto, talvez um membro do próprio governo petista. As movimentações bancárias fortalecem essa segunda hipótese. Logo depois de receber os 10,5 milhões de reais na Düsseldorf, Duda transferiu a maior parte desse valor para sua conta mais antiga, para a de sua filha e a de sua mulher. O restante, enviou para lugares onde, segundo alguns investigadores, estaria o mais bem guardado segredo do escândalo do mensalão.

• Por que Duda negou com tanta ênfase que tivesse outras contas no exterior além da Düsseldorf? É difícil entender a mente de um publicitário. Principalmente a de um gênio criativo como Duda Mendonça. Quando abriu sua primeira conta em Miami, no início dos anos 90, Duda escolheu uma PIC (Private Investment Corporation), que permitia a seu beneficiário, na época, esconder-se atrás de uma pessoa jurídica de fachada criada nas Bahamas. Nem o banco podia saber quem era o verdadeiro dono do dinheiro. Em 2000, no entanto, as regras mudaram nos Estados Unidos, num esforço para coibir a lavagem de dinheiro e diferenciar o território americano dos paraísos fiscais. Duda, então, foi obrigado a revelar seu nome para os gerentes, assim como os de familiares com contas na mesma instituição. Ao negar a existência de outras contas à imprensa, pode ser que pensa que ainda esteja sob a proteção do formato PIC. Mas talvez Duda esteja apenas tentando ser esperto. Afinal de contas, já que os titulares formais das contas são pessoas jurídicas, e não publicitários de carne e osso ou familiares, ele pode dizer que não tem conta no exterior. Faz sentido. Quem tem são as empresas de fachada que ele próprio cria. Eta publicitário criativo.

Colaborou Juliana Linhares

Blog Archive