Saturday, March 06, 2010

Veja Recomenda e Os mais vendidos

DISCOS

Bevis Martin and Charlie Youle
DISCO
Hot Chip: sem canção ruim


ONE LIFE STAND,
Hot Chip (EMI)
• O Hot Chip é um quinteto de música eletrônica cujo estilo agrada tanto aos pés quanto ao cérebro. Surgido há dez anos na cidade de Londres, ele tem como influência a disco e a house music e grupos da importância de New Order e Pet Shop Boys (combinação que rende singles como Get Ready for the Dance Floor, em cujo clipe eles aparecem vestidos como o vilão Coringa). A influência até que foi mantida em seu quarto CD, One Life Stand. Mas o Hot Chip apresenta mudanças significativas. Os discos anteriores traziam canções tão diversas que mal dava para acreditar que o material havia sido gravado por um único grupo. One Life Stand é mais uniforme - e não há uma canção ruim. As pancadas do grupo foram atenuadas em prol da melodia. E quem associa o Hot Chip a uma eterna balada vai se espantar ao deparar com letras como a de Brothers - na qual eles cantam que é muito bom jogar videogame com o irmão.

Caroline Bitencourt
DISCO
Thiago Pethit: cabaré paulistano


BERLIM, TEXAS,
Thiago Pethit (OLôko Records)
• Dois anos atrás, o cantor e compositor paulistano Thiago Pethit fez sua estreia artística numa casa de espetáculos voltada ao rock alternativo. Interpretou um punhado de músicas de sua autoria e esquentou o público para a apresentação do artista americano Will Oldham. Pethit já tinha um currículo respeitável. Ele estudou canto e composição em Buenos Aires, para onde se havia mudado em 2007, e trabalhou em três companhias de teatro. O talento exibido naquela noite se confirma em seu primeiro disco, Berlim, Texas. Nas entrevistas de divulgação, Pethit diz que se inspirou no clima de cabaré presente nos álbuns do cantor Tom Waits. É um pequeno exagero, visto que faltam a ele a dramaticidade e a voz tonitruante do americano. Mas o brasileiro compensa essas pequenas deficiências com uma interpretação no ponto certo. Sua voz doce e afinada é ideal para interpretar letras doídas como as de Não Se Vá e Outra Canção Tristonha, e a produção de Yuri Kalil, do grupo cearense Cidadão Instigado, reproduz o ambiente decadente dos cabarés alemães do início do século XX.

DVD

Andy Sheppard/Getty Images
DVD
Kings of Leon: passagem ao primeiro time


LIVE AT THE O2, ENGLAND,
Kings of Leon (Sony)
• Este DVD registra a transformação do quarteto americano de promessa do rock alternativo em banda do primeiro escalão. O Kings of Leon surgiu em 2000 na cidade americana de Nashville e traz em sua formação quatro membros da família Followill. São eles os irmãos Caleb (guitarra e vocal), Jared (baixo) e Nathan (bateria) e o primo deles, o guitarrista Matthew. O grupo fazia uma mistura de country e punk rock, na qual o entusiasmo de seus integrantes era mais importante que a destreza musical. Mas, no disco Only by the Night (2008), eles mudaram de rumo e se aproximaram da música do U2. O DVD traz uma apresentação do quarteto no ginásio O2, em Londres, para um público estimado em 18 000 pessoas. Eles mostram que evoluíram como instrumentistas. O baterista Nathan, que sempre foi um dos pontos fracos da banda, não se perde no meio das canções e está mais seguro. O guitarrista e vocalista Caleb, nos primeiros anos do Kings of Leon, parecia um bicho do mato. No DVD ele se mostra à vontade na condição defrontman (ainda que seja incapaz de dar um sorriso para a plateia). No repertório, versões animadas de sucessos como Use Somebody e Sex on Fire.

LIVRO

PEGANDO FOGO - COMO COZINHAR NOS TORNOU HUMANOS, de Richard Wrangham (Tradução de Maria Luiza Borges; Zahar; 232 páginas; 34 reais)
• O antropólogo inglês Richard Wrangham, da Universidade Harvard, estuda os chimpanzés há pelo menos quarenta anos. Para entender o comportamento desses animais, certa vez vestiu uma tanga e entrou no mato para encontrar comida, como os próprios fazem. Conquistou somente frutas amargas e carne crua de algum macaco que os chimpanzés mataram e deixaram pelo caminho. Sua experiência pessoal na selva é apenas uma das histórias de Pegando Fogo. O principal tema do livro é a nova tese sobre a evolução humana desenvolvida por Wrangham: a ideia de que só avançamos porque o Homo erectus, nosso antepassado, aprendeu a cozinhar. "Sem o cozimento, seríamos parecidos com os outros primatas, que também utilizam ferramentas, caçam e comem carne", disse o antropólogo recentemente a VEJA. Segundo Wrangham, o uso do fogo no preparo de alimentos trouxe vantagens biológicas aos primeiros cozinheiros, permitindo mudanças que foram da fisiologia à organização social.

CINEMA

Everett Collection/Grupo Keystone
CINEMA
Entre Irmãos: tensões inconciliáveis na vida em família


ENTRE IRMÃOS
(Brothers, Estados Unidos, 2009. Desde sexta-feira em cartaz no país)
• O capitão Sam Cahill (Tobey Maguire) é enviado de volta ao Afeganistão e deixa em casa a mulher, Grace (Natalie Portman), com as duas filhas pequenas e a companhia eventual de seu irmão, Tommy (Jake Gyllenhaal), que acabou de sair da prisão e não acerta uma na vida. Sam é dado como morto em combate e a viúva e as meninas começam a se aproximar de Tommy, até formarem algo como uma nova família. A qual será submetida a tensões inconciliáveis quando o capitão inesperadamente retorna: feito prisioneiro pelos talibãs, ele cometeu um ato terrível para obter a liberdade. Não consegue se desculpar por ele e, como não pode também revelá-lo, pune todos à sua volta com explosões de ódio. O filme do irlandês Jim Sheridan tem em comum com outros trabalhos seus, como Meu Pé Esquerdo e Em Nome do Pai, o olho privilegiado para capturar não só aquelas interações que fazem o cotidiano familiar, como as crises súbitas que irrompem nele. Outro ponto alto são as atuações de Gyllenhaal (não obstante a de Tobey Maguire ter sido mais comentada) e da menina Bailee Madison, que protagoniza uma cena arrasadora.

Os mais vendidos

Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

[A|B#]
A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Cultura, Fnac, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.

Blog Archive