Radar
Brasil O new look de Arruda Delação recusada Longe do cofre O tempo da Justiça Eleições 2010 Duda e Roseana Vai ou não vai? Governo A Usina Geisel Dívida de Lobão Hidrelétricas empacadas Consumo A Sephora vem aí Religião Racha na Renascer Do aço ao petróleo .
Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
José Roberto Arruda deixou a barba crescer.
No início de março, Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da PF, sugeriu a José Roberto Arruda uma delação premiada: se contasse detalhes do esgoto brasiliense, ganharia a liberdade. Arruda não topou.
João Vaccari Neto vai dizer nesta semana na CPI das ONGs, para a qual foi convocado pelo Senado, que não será tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff.
A propósito, numa conversa privada na semana passada, o ministro Joaquim Barbosa previu que julgará o processo do mensalão somente entre o fim de 2011 e o início de 2012.
Duda Mendonça fará a campanha de reeleição de Roseana Sarney ao governo do Maranhão.
José Serra tem dito aos mais próximos temer que Dilma Rousseff não participe de vários dos debates eleitorais. Na avaliação de Serra, preocupados com a inexperiência da petista, seus estrategistas de campanha tenderão a barrar sua presença na maioria dos debates.Arquivo/AE
A usina Angra 1 será batizada quase três décadas depois de sua inauguração. Receberá o nome de Usina Presidente Ernesto Geisel. A ideia partiu de Edison Lobão em conversa com Lula e Dilma Rousseff. Lobão fez a proposta sob a justificativa de que foi pela determinação de Geisel que se ergueu a usina. Lula, que surgiu como figura nacional ao liderar uma greve justamente no governo Geisel, deu um o.k., com um "está bem, ele merece".O riso do general
Geisel: homenagem de Lula, quem diria
A propósito, foi com o apoio de Geisel que o atual ministro de Minas e Energia se lançou na política, como deputado federal. Geisel era admirador dos artigos que Lobão escrevia para jornais brasilienses nos anos 70, nos quais defendia os feitos do governo federal.
Os editais de licitação de nove usinas hidrelétricas que o governo Lula pretende construir a partir do segundo semestre ainda aguardam o licenciamento ambiental do Ibama e dos órgãos estaduais, além da aprovação do TCU. Há casos de mais de cinco meses de espera.
No prazo de um ano deve desembarcar no Brasil a rede de lojas de cosméticos e perfumaria Sephora – um gigante com 253 pontos de venda na França, 200 nos EUA e mais 250 no resto do mundo. O grupo LVMH, dono da Sephora, já tem estudos de mercado prontos.
O bispo José Bruno, braço direito de Estevam Hernandes, chefe da Renascer em Cristo, deixou a igreja. Mas ele não ficará longe do púlpito. Bruno, que também é deputado estadual pelo DEM em São Paulo, fundou sua própria igreja.Marisa Cauduro/Valor Folha Imagem
O rei do aço Benjamin Steinbruch está interessado em petróleo. Almoçou com Eike Batista na quarta-feira passada para tratar de investimentos conjuntos no setor petrolífero. Há possibilidade de parcerias também no setor de mineração.Diversificação
Steinbruch: de olho no petróleoPF ainda de olho em João Paulo
Fernando Pilatos/Futura Press Desconforto
João Paulo Cunha: razões para se preocupar
Um presentinho aéreo do notório Marcos Valério a uma ex-secretária de João Paulo Cunhaainda rende dor de cabeça ao deputado petista. No fim de fevereiro, o delegado da PF Luciano Leiro pediu a Joaquim Barbosa a cópia da denúncia do mensalão. Requisitou ainda a decisão do STF aceitando a denúncia. Motivo: a pedido do MP, o delegado conduz uma investigação para apurar o relacionamento entre Cunha e Valério. No auge do escândalo, a então secretária de Cunha, Silvana Japiassu, confirmou ter recebido de Valério passagens aéreas e hospedagens para que ela e sua filha visitassem o Rio de Janeiro. Cunha é réu no STF por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Ele, sua ex-secretária e Valério já respondem a ação de improbidade pela tal viagem ao Rio.