RADAR
Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
Brasil
Conflito de interesses
Nelson Takayanagi e Rogério Takayanagi, pai e filho, ocupam respectivamente uma das gerências-gerais da Anatel e a diretoria de marketing da TIM. Um parentesco dessa natureza é questão delicada. Mais ainda quando o pai toma decisões que envolvem a empresa em que seu filho ocupa uma diretoria. Foi o que ocorreu em três casos recentes. Num deles, em 29 de janeiro, Takayanagi pai assinou um despacho mantendo uma cobrança de taxas de interconexão de rede – uma decisão que agradou às teles móveis e irritou as fixas.
Leonardo Carvalho/Folha Imagem![]() | Vem aí a Secretaria de Defesa do Consumidor Luiz Paulo Barreto, o novo ministro da Justiça, trabalha para criar ainda neste semestre uma Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. |
Mãos à obra Barreto: novo ministro, nova secretaria |
Partidos
Operação de salvamento
A cúpula do DEM tem reuniões marcadas nos próximos dias com seus marqueteiros. Pretende começar quanto antes o trabalho de resgate da sigla, atingida no lamaçal de corrupção promovido por José Roberto Arruda.
Economia
Seguro contra bala perdida
A Bradesco Seguros começou a vender seguros populares de acidentes pessoais em duas das favelas mais simbólicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, Rocinha e Heliópolis. Por 3,50 reais mensais, o seguro abrange inclusive balas perdidas. Em caso de morte, a família do segurado recebe 20 000 reais. Quase 500 contratos já foram fechados.
Conexão Brasil-Guiné 1
A Andrade Gutierrez vai fazer várias obras na Guiné Equatorial. Entre elas, a ampliação do aeroporto da capital, Malabo. O contrato é de cerca de 300 milhões de dólares.
Conexão Brasil-Guiné 2
A propósito, Teodoro Obiang, que preside a Guiné Equatorial há 31 anos, negocia a compra de um dos apartamentos mais caros do Rio de Janeiro: a cobertura de 2 000 metros quadrados de um prédio projetado por Oscar Niemeyer, em Ipanema. Vale uns 25 milhões de reais. O imóvel pertence a Vera, ex-mulher do empresário Sérgio Andrade. No prédio já morou outro presidente: JK.
Futebol
Mike Hewitt/AFP![]() | Petrobras cortejada A Petrobras acaba de receber do Chelsea, um dos clubes mais populares da Inglaterra, uma sondagem inusitada. Os ingleses querem patrocínio e ofereceram inclusive a mudança de nome do seu estádio, o Stamford Bridge, que viraria Petrobras Stamford Bridge. Curioso também é ver o Chelsea, que pertence ao magnata russo do petróleo Roman Abramovich, bater às portas da estatal. De zero a dez, a chance de o Chelsea receber o mesmo "não" que o Manchester United e o Real Madrid receberam em 2009 é dez. |
Proposta Estádio do Chelsea: o clube do magnata russo do petróleo quer dinheiro da Petrobras |
Perillo quer Duda na sua campanha
|
Com Paulo Celso Pereira