Saturday, February 20, 2010

RADAR


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Brasil

Conflito de interesses
Nelson Takayanagi e Rogério Takayanagi, pai e filho, ocupam respectivamente uma das gerências-gerais da Anatel e a diretoria de marketing da TIM. Um parentesco dessa natureza é questão delicada. Mais ainda quando o pai toma decisões que envolvem a empresa em que seu filho ocupa uma diretoria. Foi o que ocorreu em três casos recentes. Num deles, em 29 de janeiro, Takayanagi pai assinou um despacho mantendo uma cobrança de taxas de interconexão de rede – uma decisão que agradou às teles móveis e irritou as fixas.

Leonardo Carvalho/Folha Imagem
Vem aí a Secretaria de Defesa do Consumidor
Luiz Paulo Barreto, o novo ministro da Justiça, trabalha para criar ainda neste semestre uma Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
Mãos à obra
Barreto: novo ministro, nova secretaria



Partidos

Operação de salvamento
A cúpula do DEM tem reuniões marcadas nos próximos dias com seus marqueteiros. Pretende começar quanto antes o trabalho de resgate da sigla, atingida no lamaçal de corrupção promovido por José Roberto Arruda.

Economia

Seguro contra bala perdida
A Bradesco Seguros começou a vender seguros populares de acidentes pessoais em duas das favelas mais simbólicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, Rocinha e Heliópolis. Por 3,50 reais mensais, o seguro abrange inclusive balas perdidas. Em caso de morte, a família do segurado recebe 20 000 reais. Quase 500 contratos já foram fechados.

Conexão Brasil-Guiné 1
A Andrade Gutierrez vai fazer várias obras na Guiné Equatorial. Entre elas, a ampliação do aeroporto da capital, Malabo. O contrato é de cerca de 300 milhões de dólares.

Conexão Brasil-Guiné 2
A propósito, Teodoro Obiang, que preside a Guiné Equatorial há 31 anos, negocia a compra de um dos apartamentos mais caros do Rio de Janeiro: a cobertura de 2 000 metros quadrados de um prédio projetado por Oscar Niemeyer, em Ipanema. Vale uns 25 milhões de reais. O imóvel pertence a Vera, ex-mulher do empresário Sérgio Andrade. No prédio já morou outro presidente: JK.

Futebol

Mike Hewitt/AFP
Petrobras cortejada
A Petrobras acaba de receber do Chelsea, um dos clubes mais populares da Inglaterra, uma sondagem inusitada. Os ingleses querem patrocínio e ofereceram inclusive a mudança de nome do seu estádio, o Stamford Bridge, que viraria Petrobras Stamford Bridge. Curioso também é ver o Chelsea, que pertence ao magnata russo do petróleo Roman Abramovich, bater às portas da estatal. De zero a dez, a chance de o Chelsea receber o mesmo "não" que o Manchester United e o Real Madrid receberam em 2009 é dez.
Proposta
Estádio do Chelsea: o clube do magnata russo
do petróleo quer dinheiro da Petrobras



Perillo quer Duda na sua campanha

Ailton Freitas/Ag. O Globo e Nilton Fukuda/AE
Dobradinha?
Perillo e Duda: o ex-marqueteiro de Lula pode fazer a campanha do governador que o presidente detesta


O senador tucano Marconi Perillo está negociando com Duda Mendonça para que o baiano seja o seu marqueteiro na campanha pela reeleição ou ao governo de Goiás. Mais uma prova de que a política é como as nuvens no céu – a cada olhada elas já mudaram de forma e posição. Em 2005, quando o mensalão explodiu, Duda era o marqueteiro de Lula, e foi Perillo quem riscou um dos fósforos que mais fizeram levantar as chamas do escândalo: revelou que alertara pessoalmente Lula da existência do mensalão. Lula até hoje odeia Perillo.

Com Paulo Celso Pereira

Blog Archive