Saturday, March 07, 2009

África: um presidente trucidado...


Nino Vieira, da Guiné-Bissau, foi baleado e retalhado a facão

Manuel de Almeida/EPA/Corbis/Latin Stock

COMANDANTE NINO
Morto por soldados enfurecidos


VEJA TAMBÉM
Nesta edição
África: um presidente trucidado...
...e outro procurado por crime de guerra

O século XXI caminha para sua segunda década e aquilo que na África passa por atividade política ainda permanece imerso na selvageria. Os eventos da semana passada na Guiné-Bissau e no Sudão mostram o tamanho do desafio de integrar o continente à civilização moderna. Na Guiné-Bissau, antiga colônia portuguesa na costa ocidental africana, um grupo de militares entrou na casa do presidente João Bernardo "Nino" Vieira atirando bombas e varrendo o local com balas. Ferido, Vieira foi arrastado até a casa da sogra, onde os soldados o retalharam a facão. Ainda que golpes de estado sejam frequentes na África Ocidental, o assassinato do presidente não foi um golpe no sentido convencional. Para melhor entendimento do que ocorreu, deve-se falar em rixa de quadrilhas. Os soldados queriam vingar a morte do chefe das Forças Armadas, Tagme Na Waie. O militar fora morto um dia antes em um ataque com lança-granadas ao quartel-general do Exército. O principal suspeito pelo crime era seu arqui-inimigo, o presidente.

Nino Vieira era um típico "pai da pátria" africano, cujo mandonismo se confunde com a história do país. Comandante militar da guerrilha contra Portugal antes da independência, em 1974, ele entrava e saía do governo – via eleição, guerras civis e golpes de estado – desde os anos 80. A Guiné-Bissau é o quinto na lista dos países mais pobres do planeta. Seu principal produto oficial é a castanha-de-caju, mas a verdadeira riqueza está na utilização do país como entreposto para a cocaína que flui da América do Sul para a Europa e também para a heroína que a Ásia exporta para os Estados Unidos. Facilitado pelo caos político e social e pela boa localização geográfica, o tráfico de drogas deu à Guiné-Bissau um título inédito, revelado em relatório do Departamento de Estado americano no mês passado: o de primeiro narcoestado do planeta.

O Brasil dá considerável atenção às relações com a Guiné-Bissau e tem esperança de exercer por lá grande influência. A preferência diplomática se dá basicamente pela singela razão de o português ser a língua oficial no país africano, ainda que a maioria do 1,5 milhão de habitantes fale um dialeto crioulo incompreensível aos brasileiros. De qualquer forma, o esforço di-plo-mático do Itamaraty já rendeu uma vitória concreta: a Guiné-Bissau foi convencida a adotar a reforma ortográfica da língua portuguesa.

Blog Archive